Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Artigo – Tipos de Registros Públicos no País – Por Kelen Cristina

Publicado em: 22/03/2019
Pois bem, no Brasil existem cinco tipos de registros públicos: o Registro Civil de Pessoas Naturais, o Registro Civil de Pessoas Jurídicas, o Registro de Títulos e Documentos, o Registro de Imóveis e o Registro Público de Empresas Mercantis, conhecido como Junta Comercial.

O Registro Civil de Pessoas Naturais, é de altíssima importância e de uso de todos os cidadãos. É através deles que se registram todos os atos e acontecimentos importantes na vida das pessoas físicas como os nascimentos, os casamentos, os óbitos, as emancipações, as interdições, as opções de nacionalidade, a adoção, as sentenças que decidirem a nulidade ou anulação do casamento, os atos judiciais ou extrajudiciais de reconhecimento de filhos, e as alterações de nomes, isso está previsto na Lei n. 6.015 de 1973.

Com relação ao Registro Civil de Pessoas Jurídicas, este é utilizado quando alguém pretende, como o próprio nome já diz, criar uma pessoa jurídica ou documentar atos relacionados a pessoas jurídicas já existentes. Atualmente, existem 6 tipos de pessoas jurídicas de direito privado em nosso ordenamento, conforme disciplina o Código Civil em seu Artigo 44.

I - As associações;
II - As sociedades;
III - As fundações.
IV - As organizações religiosas;
V - Os partidos políticos.
VI - As empresas individuais de responsabilidade limitada.

Isso porque o Cartório de Pessoas Jurídicas não registra EMPRESA. Estas são registradas na Junta Comercial (Registro Público de Empresas Mercantis). Assim, conforme artigo acima, uma parte das sociedades (inciso II) e as empresas individuais de responsabilidade limitada (inciso VI) não se registrarão no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Já o cartório de Registro de Títulos e Documentos, é um dos registros de utilização mais restrita e subsidiária, este receberá documentos quando outros cartórios não forem mais competentes para recebê-los. Mais precisamente é utilizado para dar veracidade a documentos que servirão de provas no ordenamento jurídico pátrio.

Ainda nessa análise de cartórios trazemos à baila o estudo do Cartório de Registro de Imóveis, esse é o cartório competente para que se documente a titularidade, a propriedade, e os ônus que recaiam sobre bens imóveis. Aqui vale mencionar o quanto a consultoria de um advogado é necessária, pois este poderá esclarecer de forma contundente os possíveis embaraços que um contrato pode oferecer, informando assim a forma específica que deve ser realizada para se fazer uma compra e venda de imóvel, bem como os perigos práticos de se adquirir um imóvel e não realizar imediatamente o registro neste cartório.

Para finalizar a breve abordagem sobre os tipos de registros existentes no país, trazemos cartório de Registro Público de Empresas Mercantis, também chamado de Junta Comercial. Este cartório, que é regido por legislação específica, ao contrário dos demais que são tutelados pela Lei n. 6.015, registra exclusivamente atividade empresarial e matrícula auxiliares do empresário, como os leiloeiros, tradutores públicos e intérpretes, trapicheiros e administradores de armazéns-gerais. O registro do empresário (Individual, EIRELI e Sociedade empresária) não é uma opção, ele é obrigatório e deve ser prévio ao início da atividade, e sua principal função é criar a pessoa jurídica e dotá-la de autonomia.

Enfim, a intenção desse artigo é demonstrar quea finalidade dos registros públicos são dar: autenticidade, segurança e eficácia dos atos registrados e por isso são de suma importância a sua realização.

Fonte: News Rondônia
Deixe seu comentário
 
 
102147

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 128.031.626
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Retificação ou Suprimento ou Restauração de Registro Civil - Retificação de Nome - Luiz Antonio da Silva -

LEIA MAIS