Notícias

23 de Abril de 2019

Artigo – Produtividade Brasil x Países de Primeiro Mundo – Valéria Machado Netto.

Segundo dados da “The Conference Board”, são necessários  quatro (4)  trabalhadores brasileiros para atingir a mesma produtividade de um (1) trabalhador americano.

Alguns fatores são cruciais para este resultado e hoje gostaríamos de explorar alguns.

Nesta reflexão deixaremos de lado fatores estruturais como: tecnologia, infraestrutura, processos, burocracia entre outros e nos deteremos nos fatores comportamentais. Estes estão ao nosso alcance no plano imediato e se quisermos, podemos agir agora mesmo!

Muito se fala em equipes focadas e de alta performance, mas quais fatores são comuns e devemos considerar relevantes?
 
  • O primeiro é aparentemente simples: grandes resultados são atingidos em equipe. Mesmo atletas que atuam sozinhos ou atores em monólogos dependem de outros para sua performance final. Aqui esbarramos num ponto crucial: o quão difícil é proporcionar um ambiente condizente à alta performance. Não estamos falando de equipamentos nem de procedimentos perfeitos, estamos falando de: a) um ambiente seguro onde relações de confiança possam ser estabelecidas, tanto entre líder e liderado como entre os membros da própria equipe e entre equipes distintas, b) um ambiente transparente e ético, c) um ambiente em que o interesse e o cuidado entre as pessoas sejam genuínos e não apenas sirvam para um bom convívio social, mas sobretudo sirvam para potencializar o resultado da organização. Todos se ajudam em uma mesma direção.
  • O segundo é substituir a famosa frase: “Farei o que for possível.” por: “Farei o meu melhor.” Convenhamos, é muito diferente! Quem faz o possível se contenta com o que der pra fazer; com aquilo que estiver ao alcance. É um excelente atalho para as justificativas como: minha parte está feita, não é comigo, eu liguei e deixei recado. Aqui a equipe fica abarrotada de meias-tarefas, parece que trabalha muito, mas não chega ao resultado! Completamente diferente ocorre quando a equipe se propõe a fazer o seu melhor. Aqui a barra sobe e a energia é outra! Fazemos o máximo e não apenas o que está ao nosso alcance para conseguir finalizar a tarefa. Aqui tem resultado!
  • E o terceiro é herdado. São algumas atitudes mais arraigadas em nossa cultura, impossíveis de serem eliminadas, mas perfeitamente possíveis de serem reformuladas. Alguns exemplos: a) temos o hábito de cumprimentar pessoalmente um por um todos nossos colegas de trabalho. Este hábito inclui darmos as mãos e muitas vezes 1, 2 ou 3 beijos, isso dependerá da cidade e/ou estado que estamos. O mesmo ocorre quando vamos nos despedir. Este ritual pode se repetir N vezes em um mesmo dia: nas reuniões, no cafezinho, nos encontros casuais nos corredores etc. Nossa cultura permite que cumprimentemos a mesma pessoa mais de uma vez no mesmo dia sem problema algum. b) Temos o hábito pouco produtivo de agendar reuniões para tudo, mais porque gostamos disto do que pela sua eficácia. Nossas reuniões podem ser prolixas, sem pautas e muito menos atas. Demoram a iniciar e terminar. Não conseguimos simplesmente chegar e tratar o assunto, motivo pelo qual a reunião foi agendada. Sentimos necessidade de conversar amenidades antes e depois. Assim reuniões que poderiam levar 20 minutos levam 1 hora; c) soma-se a isso nossa inclinação em nos relacionarmos. Daí encontros casuais no café e corredores da organização se transformam, sem nenhum constrangimento, em bate-papos que podem durar 15 minutos ou mais. Se considerarmos que isto ocorra de 3 a 4 vezes ao dia, vamos contabilizar quase 3 dias por mês. É muita coisa! d) Não podemos deixar de fora o tempo usado nas mídias sociais: WhatsApp, Instagran, Facebook e outros. Uma realidade que veio para ficar e nada de errado há com ela, porém o Brasil é o país em que a população passa mais tempo na internet e o segundo lugar em relação aos acessos às redes sociais segundo estudo da organização We Are Social realizado por José Borghi, da Mullen Lowe.
Pense bem! É possível sermos cordiais, relacionais e produtivos ao mesmo tempo. Um primeiro passo nesta direção é a consciência, porém seguida de escolhas mais apropriadas e alinhadas com nossas metas. No final o que estará em jogo é a nossa realização pessoal que somente poderá ser conquistada quando cada um faz o seu melhor.

Assine nossa newsletter