Notícias

05 de Junho de 2019

Arpen-Brasil cria Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) criou o Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil. A campanha tem como objetivo geral atender as comunidades onde os cartórios de Registro Civil estão inseridos e incentivar a prática de ações em projetos sociais nas áreas de meio ambiente, educação, saúde, cultura, dentre outros, ao longo de todo o ano.

Alguns dos objetivos do projeto, segundo a Arpen-Brasil, são conferir uma maior integração e visibilidade aos cartórios em sua comunidade; sensibilizar todos os cartórios de Registro Civil para criarem e participarem das ações; tornar disponíveis a toda sociedade informações sobre as ações sociais dos cartórios de Registro Civil; abrir espaço no Congresso Nacional – CONARCI – para mostrar exemplos dos projetos praticados pelos registradores de todo o País; e fortalecer parcerias entre os cartórios de Registro Civil e a sociedade.

A diretora nacional para assuntos de responsabilidade social da Arpen-Brasil, Márcia Rosália Schwarzer, resume a importância do Projeto. “A ideia é mostrar à sociedade a importância da responsabilidade social, e que através de pequenas ações executadas de acordo com um plano de trabalho, é possível obter resultados de impacto positivo na comunidade”, disse.

O presidente da Associação, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, destaca o trabalho pioneiro da diretora de responsabilidade social ao aproveitar um case que deu certo em sua serventia para o resto do País. “O trabalho que a Marcia fez na Praia do Forte foi fantástico. Um projeto que deu certo lá, e que tenho certeza que terá sucesso no resto do País, pois os cartórios naturalmente são mais envolvidos com a sociedade, devido sua capilaridade e pelo fato de não registrar documentos, mas sim sentimentos”, afirmou.

O projeto mencionado por Arion foi realizado na entrada da vila Praia do Forte, distrito de Açu da Torre, município de Mata de São João, onde a oficial do cartório resolveu adotar um canteiro central da rua que estava abandonado, tomado de vegetação rasteira, lixo e pedras, revitalizando o espaço e criando um jardim com plantas, flores e um banco, e neste jardim colocou uma placa com o seguinte dizer: “CARTÓRIO PRAIA DO FORTE: cuidando do que é nosso”.

Clique aqui e leia o regulamento do Projeto

Como participar?

Para se inscrever no projeto de Responsabilidade Social – “REGISTRO CIVIL sempre ao lado da Comunidade” - basta seguir os seguintes passos:

1. Acesse o site www.arpenbrasil.org.br, clique em “Responsabilidade Social”; faça seu cadastro. Ao final, insira a URL (endereço eletrônico) da campanha iniciada do projeto de responsabilidade desenvolvido pelo registrador civil;

2. Após o preenchimento da ficha, você receberá um e-mail com a confirmação

Assine nossa newsletter