Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

IBDFAM: As inscrições do XII Congresso Brasileiro do IBDFAM já estão no segundo lote. Garanta a sua vaga!

Publicado em: 27/06/2019
O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM realiza, de 16 a 18 de outubro, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, nesta edição com o tema Famílias e Vulnerabilidades. Uma das palestras vai abordar a alienação parental. As inscrições já estão no segundo lote. Garanta a sua vaga!

“O que é alienação parental induzida e como ela pode contribuir para ressignificar a relação de guarda/convivência?” é o tema da palestra a ser ministrada pela advogada Bruna Barbieri, na quinta-feira, 17 de outubro. Segundo ela, Alienação Parental Induzida é uma ampliação do estudo da Alienação Parental, aspecto que identificou após a pesquisa de campo desenvolvida em seu mestrado.

“Se a família é plural, não podemos pensar na proteção da pessoa dos filhos apenas na perspectiva da obrigação de pai e mãe. Precisamos discutir as obrigações éticas e jurídicas, assim como também debater os direitos dos padrastos, madrastas, tios, madrinhas e todos os componentes da família extensa que participam da convivência e do próprio desenvolvimento biopsicossocial de uma criança e de um adolescente”, afirma.

A advogada destaca que é preciso investir na prevenção do ato de alienação familiar induzida em sua origem desde a constância da união conjugal até quando acaba por eclodir diante da família reconstituída do antigo par. “Falar da Alienação Familiar Induzida é chamar a atenção para a vulnerabilidade que crianças e adolescentes, em convivência familiar reconstituída, muitas vezes passam, sem contar com o apoio legal e das instituições de Justiça quanto à responsabilidade que cada ator da família deve ter com seus filhos, netos, enteados”, enfatiza.

Bruna Barbieri ressalta a importância de se repensar a convivência familiar e tratá-la como um valor fundamental da vida da criança e não como objeto de disputa dos familiares adultos.

“O espaço da família deveria ser o de maior cumprimento da Proteção Integral, mas por vezes representa o espaço onde as feridas mais profundas podem ser provocadas, e a prática forense mostra como infelizmente disputas de guarda podem representar graves danos aos filhos”, diz.

A expectativa em relação à sua palestra é alta. “Poder trocar conhecimentos sobre a ampliação da proteção do público infantil diante da Alienação Familiar Induzida no Congresso, com profissionais das mais diversas áreas e com as mais diversas vivências, é uma grande oportunidade de enriquecimento desse estudo!”, garante.

Celebração dos valores

A advogada destaca o Congresso nacional do IBDFAM como uma oportunidade para atualização jurídica. E não só. “É um momento muito especial, também de celebração dos valores que nos unem enquanto profissionais e entusiastas do Direito das Famílias: afeto, respeito, liberdade, dignidade, compromisso”, comenta.

Sobre o tema desta segunda edição, Famílias e Vulnerabilidades, Bruna Barbieri observa ser muito oportuno “pelo momento atual de extrema liquidez que vivemos com as relações humanas, aliado às transformações que a própria tecnologia acarreta e que podem representar não só ganhos e avanços, como o despertar de novas fragilidades”.

A programação completa está disponível em nosso site. Clique aqui.

Palestrantes

A relação de palestrantes convidados para o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM: Famílias e Vulnerabilidades traz grandes nomes do Direito de Família e Sucessões do Brasil.

Clique aqui e veja a lista completa.

Enunciados

Envie as suas propostas para o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões: Famílias e Vulnerabilidades. De acordo com a RD dos Enunciados, o envio das propostas à Coordenação deverá ser realizado até 05 de julho de 2019 para recebimento. A sugestão de enunciado deve ser feita em frases curtas, com breve justificativa apontando a referência normativa em questão. Acesse o formulário.

Trabalhos científicos

A Comissão Científica do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões convida à apresentação de trabalhos científicos. Confira o edital e fique atento aos prazos. Participe!

Confraternização

A festa de encerramento do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões - IBDFAM: Famílias e Vulnerabilidades será por adesão e está marcada para o dia 18 de outubro, às 22 horas, no Automóvel Clube, em Belo Horizonte. O evento será open bar e open food. As vagas são limitadas, acesse agora e garanta a sua!

Hospedagem

A comissão organizadora do evento está negociando tarifas especiais de hospedagem e já firmou parceria com dois estabelecimentos. São eles: Dayrell Hotel & Centro de Convenções (Rua Espírito Santo, nº 901, no centro de Belo Horizonte, a apenas 350 metros do local do evento), e o Promenade BH Platinum (Avenida Olegário Maciel, nº 1.748, no bairro Lourdes, a 2 quilômetros do local do evento).

Fonte: IBDFAM
Deixe seu comentário
 
 
822942

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 133.136.511
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

AC BR participa do 3º Encontro de ACs e 1º Encontro de Comunicação da ICP-Brasil

LEIA MAIS