Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

ITI - Certificação digital ICP-Brasil terá bancada de apoio no Congresso Nacional 

Publicado em: 17/07/2019
O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, participou nesta segunda-feira, 15 de julho, de encontro sobre certificação digital, na sede da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP). O evento reuniu lideranças do setor em torno da criação de bancada de apoio no Congresso Nacional em defesa da certificação digital ICP-Brasil. O encontro “Diálogos ICP-Brasil” foi realizado pela Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, em São Paulo.

O objetivo do encontro foi apresentar e debater a importância da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil para as políticas públicas de governo digital e a necessidade de fomento da infraestrutura para a digitalização do país e combate a corrupção e fraudes.

Buz ressaltou a importância do certificado digital ICP-Brasil como ferramenta que garante a segurança nas transações em ambiente virtual com plena validade jurídica. “O Brasil está passando por uma transformação digital e precisamos ampliar o uso do certificado digital. Estamos criando o ambiente para massificar o seu uso”, declarou.

Atualmente são mais de 8 milhões de certificados digitais ativos no modelo da ICP-Brasil. Ao longo deste ano, o mercado registra crescimento de cerca de 30%, contabilizando mais de 2,6 milhões de certificados emitidos.

Ao anunciar a criação de uma bancada de apoio ao tema no Congresso, o deputado federal e vice-presidente da FACESP, Marco Bertaiolli, destacou a importância da certificação digital para o novo contexto de desburocratização do país. Ele citou a Medida Provisória nº 881, que trata da liberdade econômica, como uma oportunidade do uso da certificação digital na rotina de pequenas e microempresas.

No encontro, o presidente da ANCD, Egon Schaden Júnior, destacou o papel estratégico da FACESP e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil -CACB na difusão dos certificados digitais, utilizando sua rede de associações nos municípios para prestar o serviço de identificação e emissão dos certificados. Segundo ele, são mais de 2.500 pontos de contato espalhados nos 26 estados e no Distrito Federal.

“Seguimos firmes no propósito de apresentar ao parlamento brasileiro e à sociedade civil a importância da manutenção desta infraestrutura para que o processo de digitalização do Brasil seja realizado com a segurança da informação e a confiança necessárias. Identificar fisicamente e digitalmente pessoas e empresas é um dever do nosso País, que há dezoito anos confia à iniciativa privada e as empresas credenciadas esta missão que vem sido realizado com maestria e tirocínio pelas Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro”, declarou Schaden Júnior.

Ainda participaram do evento o presidente da FACESP, Alfedo Cotait, e representantes das Autoridades Certificadoras e entidades associadas à ANCD: CERTISIGN, VALID, SERASA, AC BR, CACB e Instituto Fenacon.

Fonte: ITI
Deixe seu comentário
 
 
958617

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 132.332.359
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Clipping – Conjur - STF abre inscrições para preenchimento de vagas de conselheiros do CNJ 

LEIA MAIS