Notícias

12 de Agosto de 2019

Clipping - HuffPost - 5 razões por que o casamento está sendo questionado pelos millennials

Não importa se você está com objetivos mais focados em sua carreira, se prefere construir alguma segurança financeira ou se simplesmente não acredita na ideia de casamento. Está tudo bem se esse não for o seu plano de vida.

Algumas pessoas sonham incansavelmente com o dia de seu casamento, já outras tendem a achar que esse seria o pior dos seus pesadelos.

Enquanto ainda há pressão por parte da sociedade para que você seja “estabelecido” - e isso, muitas vezes, está ligado à ideia de trocar alianças com alguém - hoje em dia, os jovens estão cada vez mais criando configurações próprias do que seria “constituir uma família”, sem a necessidade de subir ao altar com alguém.

De acordo com o centro de pesquisas norte-americano Pew Research, em 2012, 1 em cada 5 americanos acima de 25 anos nunca havia se casado. Enquanto isso, em 1960, essa taxa era de 1 em cada 10 adultos.

Ainda, de 2017 até 2019, cerca de metade dos americanos com 18 anos ou mais se casaram. O número demonstra uma queda de 8% quando comparado com a década de 1990.

Mas quais os fatores que têm afastado os millennials do casamento?

Segundo o relatório, isso se deve ao fato de que os americanos permanecem solteiros por muito mais tempo. A idade média no primeiro casamento atingiu seu ponto mais alto já registrado na história do país: 30 anos para homens e 28 anos para mulheres em 2018. 

E quando os jovens de 21 a 36 anos são questionados por que eles não se casam, 29% afirmam que não estão preparados financeiramente, enquanto 26% disseram que não encontraram alguém com as qualidades que estão procurando. Ainda, outros 26% disseram que eram muito jovens e não estavam prontos para se comprometer com outra pessoa.

Não importa se você está com objetivos mais focados em sua carreira, se prefere construir alguma segurança financeira ou se simplesmente não acredita na ideia de casamento.

Está tudo bem se esse não for o seu plano de vida. E aqui estão 5 razões que podem a te livrar da culpa por não querer casar.
 

1. Morar junto com o seu parceiro sem a necessidade de formalizações é cada vez mais comum

Se antes era um tabu, ou considerado imoral, hoje em dia é cada vez mais comum que casais não-casados dividam o teto, principalmente se você está na faixa dos 18 aos 24 anos. Entre os adultos, 15% dos americanos entre 25 e 34 anos moram juntos com um parceiro.

2. Festas de casamento custam caro

Ok, ok, se esse é o seu grande sonho e você tem recursos disponíveis, o céu é o limite. No entanto, a indústria do casamento não é para qualquer um. Entre os americanos, por exemplo, o custo médio de um casamento era de U$ 30 mil dólares em 2017. 
Ainda, os casais que optam pela formalização da cerimônia tendem a fazer isso apenas quando encontram uma estabilidade financeira. Por exemplo, 40% dos adultos americanos casados (de 18 a 34 anos) ganharam US$ 40.000 ou mais, em comparação com apenas 20% dos adultos não casados da mesma faixa etária. 
Além disso, muitos casais preferem usar o dinheiro do casamento para viajar, comprar uma nova casa ou pensam que é um desperdício gastar tanto dinheiro em um evento.

3. A ideia de família não é só aquela vendida no comercial de margarina

A ideia de família cabe em diversos tamanhos, formatos e cores e não está atrelada ao sucesso da maternidade ou paternidade. Uma pesquisa da Pew Research de 2010 mostrou que 52% dos millennials pensam que ser um bom pai é “uma das coisas mais importantes” da vida, enquanto apenas 30% dizem o mesmo sobre ter um casamento bem-sucedido.

4. Você tem medo de se divorciar

Pode parecer um motivo sem sentido para não se casar, mas muitos jovens têm medo de um possível divórcio e do estresse emocional e financeiro que isso pode causar. De acordo com o Centro de Pesquisa de Famílias e Casamentos de Bowling Green, os jovens “não querem cometer um erro”.

5. Você simplesmente não acredita no casamento

No fim das contas, o casamento é apenas o casamento. Muitas pessoas não acreditam e acham que é uma instituição antiquada da sociedade. Além disso, a percepção geral é de que a felicidade não está atrelada à troca de alianças, mas que pode ser construída da forma que você achar melhor.

Assine nossa newsletter