Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Artigo - Analítica aumentada: a tendência da análise de dados que pode ajudar o seu negócio - Por Joelson Sell*

Publicado em: 17/09/2019
A Analítica Aumentada é um conceito relativamente novo, mas acredite: trata-se de uma das maiores tendências tecnológicas para os anos que virão. Com origem no termo “Augmented Analytics”, a Analítica Aumentada pode ser entendida como um segmento da Inteligência Aumentada que automatiza o tratamento de dados com a utilização de Machine Learning e geração de textos.
 
Com o Machine Learning, os computadores aprendem por meio de um método de análise de dados que reconhece padrões e gera resultados a partir deles, sem a necessidade prévia de uma programação. Nesse caso, a participação humana se limita à disponibilização de dados e determinação de algoritmos.
 
É importante ressaltar que a Inteligência Aumentada, considerada a “mãe” da Analítica Aumentada, nada tem a ver com Inteligência Artificial. A primeira dá suporte a decisões exclusivamente humanas, enquanto a segunda faz as vezes da inteligência humana para decisões de caráter autônomo.
 
Basicamente, a Analítica Aumentada, como o próprio nome sugere, analisa grande quantidade de dados, mas os separa de maneira inteligente, eliminando etapas de análises destes. Sua capacidade tecnológica permite identificar padrões ocultos nos bancos de dados. Com a criação de insights prontos para serem compartilhados, facilitam-se tanto a vida do cientista de dados quanto a situação dos algoritmos de automação.
 
Os benefícios da Analítica Aumentada se expandem também às empresas, com o auxílio do uso do Big Data e seus métodos de análises avançadas, para, por exemplo, a produção de campanhas de marketing que vão mais diretamente ao ponto pela verificação minuciosa e direcionamento do público-alvo.
 
Além da assertividade, a técnica também pode significar aumento de produtividade. Como? Analisando os dados gerados em um ciclo de produção e operação para, através das percepções, identificar e sugerir alterações nos processos, inclusive dentro de cartórios. A função de automação da ferramenta ainda analisa o tráfego digital e dados de publicidade, gerando respostas instantâneas sem a necessidade de um relatório detalhado.
 
A Analítica Aumentada, em suma, facilita a automação de análises, redefine prioridades, elimina a necessidade de relatórios, aumenta a assertividade e melhora processos. Como toda ferramenta analítica, para implementá-la é necessário seguir alguns passos, tais como a identificação das necessidades do cartório, quais os gargalos, escolher uma área para começar essa implantação. Se possível, é recomendável ainda a escolha de uma consultoria experiente que auxilie na verificação dos objetivos.
 
A tendência, segundo diversos analistas do setor de Tecnologia da Informação, é de que o impacto gerado pela Analítica Aumentada não vai se restringir ao campo do marketing e dos dados em si. Ele se expandirá por todos os terrenos dos negócios. E mudanças para melhor, são sempre bem-vindas.
 
*Joelson Sell é sócio e fundador da Escriba Informatização Notarial e Registral, além de Diretor de Negócios, Expansão e Marketing da empresa.

Fonte: Escriba
Deixe seu comentário
 
 
840707

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 132.081.655
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

CNJ - Papel constitucional do CNJ é tema de palestra proferida pelo corregedor em SP

LEIA MAIS