Notícias

23 de Setembro de 2019

Clipping - G1 - Dia da Árvore: Cartório doa mudas de árvores para pais durante o registro dos filhos no interior de SP

Proposta do cartório de Iperó é que a árvore cresça junto com a criança, além de contribuir para uma nova consciência socioambiental entre as pessoas.

Pensando em atribuir significado emotivo ao plantio de árvores, uma tabeliã de Iperó (SP) resolveu doar mudas para cada documento de nascimento da cidade. Quando vão registrar os filhos no cartório, papais e mamães se surpreendem e recebem outra missão: a de cuidar de uma árvore.

No Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21), a tabeliã e registradora civil Luciane de Arruda Miranda Siviero explica que o projeto “Árvore da Vida" foi criado em julho de 2018 e tem a proposta de que a árvore cresça junto com a criança, além de contribuir para uma nova consciência socioambiental entre as pessoas.

"Não é uma árvore qualquer. É a árvore do seu filho. Ela celebra o nascimento e representa a vida. É assim que temos que olhar para as árvores e é assim, como a um filho, que devemos zelar por elas”, explica a tabeliã.

De acordo com Luciane, a ideia surgiu durante o processo de revitalização do jardim do cartório, junto à responsabilidade de cuidar das novas plantas do local e preservar a grande árvore existente no centro do jardim.

"Cuidar de uma árvore dá trabalho, faz sujeira e era mais fácil cortar, mas tomei a medida oposta. Pensei em não somente distribuir as árvores, mas dar um significado."

O casal Rogério Balbino Evaristo e Bruna da Silva Lopes Evaristo registrou a recém-nascida Manuela Lopes Evaristo no cartório de Iperó e também recebeu a missão de cuidar de uma árvore.

"Meu esposo foi ao cartório registrar ela e quando chegou com a muda nem acreditei, ficamos muito felizes, pois foi um modo de ressaltar o quanto esse momento de nascimento é importante. Já estamos em êxtase tendo um filho para amar e nos deparamos com uma atitude linda, só fez mostrar o quanto o nascimento é lindo", lembra Bruna.

Para Bruna, que também é mãe de Gustavo Lopes Evaristo de 3 anos, a atitude também ajuda a incentivar as crianças a cuidarem do meio ambiente.

"Meu filho adorou plantar e ela [Manuela], quando estiver maior, vai saber que a plantinha nasceu e está crescendo junto com ela, ela vai acompanhar, ter mais amor e cuidado pelo meio ambiente", conta.

Segundo a tabeliã responsável, mais de 100 árvores já foram distribuídas. Ela acredita que os pais recebem bem a iniciativa, ficam surpresos, tiram fotos e alguns voltam para dizer que plantaram a muda.

“A vida tem que ser preservada em todas as suas expressões. Com esse projeto, um dia a pessoa já adulta terá uma árvore na cidade, no quintal da casa ou na rua onde mora, plantada pelos seus pais por ocasião do seu nascimento. E precisará pensar muito bem antes de querer derrubar essa árvore, que estará diretamente ligada a sua história de vida”, explica.

Para a família de Bruna e Rogério, a preservação do meio ambiente adquiriu outro significado depois do registro da pequena Manuela, que vai crescer junto com a árvore.

"É uma iniciativa maravilhosa! Já plantamos e estamos vendo o crescimento mês a mês, como minha filha. Quem foi e é mãe sabe o quanto a chegada de um novo filho muda nossas vidas em todos os sentidos", conta Bruna.

*Colaborou sob a supervisão de Paola Patriarca
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Assine nossa newsletter