Notícias

09 de Setembro de 2019

Clipping - Folha de S. Paulo - Hildegard Angel recebe certidão oficial de óbito da mãe e do irmão, mortos pela ditadura

Documentos apontam como causa 'morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro'

A jornalista Hildegard Angel recebeu, depois de quase 50 anos, as certidões de óbito do irmão, o estudante Stuart Angel, e da mãe, a estilista Zuzu Angel, mortos pela ditadura militar na década de 1970.

OFICIAL
Nos dois documentos, emitidos na sexta (6), consta como causa “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada a população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964 a 1985”.

O HORROR
Stuart foi preso e torturado até a morte na base aérea do Galeão, no Rio, em 1971. Zuzu morreu cinco anos depois após um acidente de carro planejado pela ditadura.

O LÁPIS E A BORRACHA
A procuradora Eugênia Gonzaga, enquanto presidia a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, emitiu a declaração com as condições da morte. Eugênia foi afastada neste ano por Jair Bolsonaro. 

BORRACHA 2
“A Justiça autorizou a retificação de que Zuzu não teria morrido acidentalmente, mas em razão de perseguição política, como reconheceu a Comissão Nacional da Verdade”, afirmou Eugênia.

VOLTA COMPLETA
“Foi com Eugênia que a coisa realmente andou. É irônico que o processo tenha terminado nesse governo”, disse Hildegard.

PENSO, ...
O procurador Deltan Dallagnol elencou uma série de razões em mensagens enviadas a colegas pelo Telegram para não se candidatar ao Senado, como revelou o site The Intercept Brasil na semana passada. 

... LOGO EXISTO
“Não é meu perfil, é uma turbulência na vida familiar, ganha menos, tem menos férias”, escreveu Dallagnol.

TETO
As razões chamaram a atenção do deputado Paulo Teixeira (PT-SP): senadores recebem o teto constitucional e procuradores não poderiam ganhar mais do que eles. 

PISO
O parlamentar apresentou requerimento de informações pedindo explicações a Dallagnol. No texto, lembrou que a média nacional de renda dos brasileiros é de R$ 1.373,00.

NA ATIVA
O artista Cildo Meireles exibirá 150 obras suas produzidas desde a década de 1960, sendo algumas inéditas, na exposição que será inaugurada no Sesc Pompeia, em São Paulo, no dia 25 deste mês.

PARA ELAS
O próximo curso da Federação Paulista de Futebol (FPF) para a formação de árbitros teve recorde no número de inscrições de mulheres interessadas. As 50 vagas disponibilizadas foram preenchidas.

SÚMULA
Se todas elas concluírem as aulas, haverá um aumento de 357% no quadro de árbitras inscritas na federação: das 14 atuais para 64. 

Elas podem ser escaladas para atuar tanto em jogos de homens quanto de mulheres.

DOIS TIMES
Para incentivar a adesão delas, a FPF dividiu o curso em duas turmas —uma exclusivamente masculina e outra, feminina. Em 2018, quando as classes ainda eram mistas, inscreveram-se 100 homens e dez mulheres. 

FRENTE
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assumirá pelos próximos três anos a presidência do conselho da Stop TB Partnership, entidade de combate à tuberculose. 

FRENTE 2
O órgão é vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

TELA GRANDE
O documentário “Torre das Donzelas”, que reúne depoimentos de mulheres que foram presas durante a ditadura militar no presídio Tiradentes, em São Paulo —entre elas, Dilma Rousseff—entra em cartaz no dia 19 de setembro. A direção é de Susanna Lira.

ENDEREÇO
A Casa Bandeirista do Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo, vai ser transformada em um centro de referência histórica, com uma agenda de ações culturais. O projeto foi feito pelo banco BTG Pactual e pelo Grupo Victor Malzoni.

LETRAS DA LEI
Os juristas Paulo de Barros Carvalho e Ives Gandra Martins e o professor da Faculdade de Direito da USP Fernando Facury Scaff estiveram no lançamento de seis livros da editora Noeses, na quinta (5), em São Paulo. Os advogados Josiane Becker, Misabel de Abreu Machado Derzi e Onofre Batista |6| também estiveram lá.

CURTO-CIRCUITO
Será realizado nesta segunda (9) um ato em defesa da liberdade de imprensa e da democracia com a participação de Glenn Greenwald. Às 19h, na Faculdade de Direito da USP.

Maria Inês de Oliveira Martins lança livro nesta segunda (9), às 19h, na Livraria da Vila da Lorena.

A Ri Happy contrata alunos do programa Minha Chance.

O filme “Meu Mundial” tem pré-estreia nesta segunda (9) no Frei Caneca.

José Carlos Brunoro lança nesta segunda (9) o curso Federal Esportes.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO.

Assine nossa newsletter