Notícias

26 de Setembro de 2019

Arpen/SP realiza palestra no Fórum de Certificação Digital em Brasília

Brasília (DF) - Na tarde desta quarta-feira (25.09), o vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores e Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e presidente da Associação dos Registradores e Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Luis Carlos Vendramin Júnior, participou como palestrante da 17ª edição do Fórum de Certificação Digital (CertFórum), realizada em Brasília.

Com o tema “A Certificação Digital ICP-Brasil nos 10 Anos do Registro Público Eletrônico”, Vendramin discursou sobre a importância do Registro Civil para toda a sociedade e o desenvolvimento tecnológico que passou nos últimos anos devido ao sistema digital. “Construímos aplicações utilizando certificação digital para poder acessar e fazer o carregamento de todas as informações para propiciar a todos o acesso mais rápido às informações, principalmente, de forma eletrônica”, pontuou.



Vendramin aproveitou o momento para falar sobre a atuação da entidade e a criação da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), afirmando que “em 2015, saímos do estado de São Paulo e viramos nacionais”. “São centrais criadas pelo Conselho Nacional de Justiça, que dispõem de toda essa infraestrutura que não envolve só essas ações, como a prestação de serviço eletrônico pelos próprios cartórios de registro civil. Não são apenas certidões de forma eletrônica, mas também informações de forma eletrônica”, explicou. 



O presidente da Arpen/SP ainda declarou que “participar deste evento foi uma vivência muito boa” porque pode “trazer um pouco da experiência do registro civil e, principalmente, o que está sendo feito para propiciar a identidade digital no Brasil”.



O CertFórum é o maior evento sobre certificação digital realizado no país, e neste ano teve a 17ª edição. O objetivo é que os participantes tenham oportunidade de conhecer as novidades sobre os temas apresentados, além de desenvolver e aprimorar competências. O evento ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de setembro.

Assine nossa newsletter