Notícias

28 de Outubro de 2019

Curso de Grafotécnica, Documentoscopia e Falsidade Documental reúne 80 pessoas em Santos

Santos (SP) – No último sábado (26), 80 pessoas participaram do curso de Grafotécnica, Documentoscopia e Falsidade Documental realizado pela Associação dos Registadores de Pessoas Naturais (Arpen/SP) na cidade Santos. O treinamento, que ocorreu no Hotel Bourbon, foi ministrado pela perita no assunto, professora Mara Cristina Tramujas Calabrez Ramos.

Dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática, o curso teve como objetivo capacitar os colaboradores dos cartórios localizados na regional de Santos a identificar tanto documentos e assinaturas falsificados como a perceber comportamentos comuns a fraudadores em todo o País.



“Você tem dois problemas todos os dias. O primeiro é olhar se o documento é autêntico. O segundo, é ver se ele apresenta uma firma que tem autoria conhecida estabelecida naquele cartório”, destacou Mara ressaltando a importância de que todas as serventias tenham o chamado Procedimento Operacional Padrão (POP) para conseguir impedir tentativas de golpes.

“É necessário estabelecer um POP, que começa já no atendimento ao cliente, quando ele entra pela porta do cartório. O fraudador já foi mais de uma vez em seu cartório, foi em dias e horários diferentes. Ele vai olhar o teu cartório e ele vai saber como cada um dos funcionários trabalha no balcão”, destacou a perita em Grafotecnia pelo Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (Conpej).

Com mais de 10 anos de experiência na área, Mara trouxe aos presentes diversos exemplos reais de fraudes e de análises realizadas durante sua carreira, mostrando os tipos mais comuns de golpes em documentos. Também item de discussão, os documentos digitais (gerados em meio eletrônico) e digitalizados (documentos enviados para um meio eletrônico) foram amplamente debatidos pelos participantes.



“Os documentos digitalizados podem ser facilmente alterados por fraudadores. É possível montar um documento novo de um original”, alertou Mara. Por isso, ela recomenda que tudo que chegar ao balcão deve ser analisado com cuidado, através do POP, e sempre mantendo o olho no cliente que está no balcão. “Nunca deixe seu cliente sozinho”, aconselha.

Na parte prática do treinamento, os participantes puderam fazer testes de assinatura, aprenderam tipos de fraudes comuns, como aquelas realizadas com contas de luz, além de analisar com lupas diversos documentos. Ainda aprenderam técnicas de checagem de fraudes sutis e até mesmo de casos de autofalsificação.

“Nossa missão é entregar segurança jurídica para a população e isso só é possível com investimento em capacitação. Por isso, o curso de grafotécnica é tão importante para o treinamento da equipe. Esse curso da Dra. Mara é imprescindível para quem trabalha em cartório e é um privilégio para nós poder absorver o conhecimento de uma pessoa com essa qualidade técnica”, destaca a diretora regional de Santos da Arpen/SP, Ana Paula Goyos Browne.


 
Depoimentos

“Esse curso que estamos fazendo hoje é importante para que os funcionários do cartório recém-contratados – ou já mais experientes – saibam a importância do serviço que eles estão prestando para a cidade e para a população”, Gabriel Pereira Leite Lopes, Registro Civil e Tabelionato de Notas da Praia Grande.

“Esse curso é muito importante, principalmente, para o meu setor porque eu trabalho no balcão, com abertura de firmas, reconhecimento, etc... É muito importante entender sobre a grafia, sobre falsificação. É muito importante”, Aline Carvalho Martins Quadros, Registro Civil de Pessoas Naturais de São Vicente.

“O curso é bom para nós no dia a dia, já que o nosso cartório é muito cheio, e fazemos as coisas muito rápido para atender. Então temos que prestar muita atenção, ganhar conhecimento para identificar documentação falsa ou assinaturas falsas”, Thiago Vasconcelos de Oliveira, oficial de Registro de Imóveis de Itanhaém.

“É bom fazer um curso como esse de vez em quando porque reforçamos nosso conhecimento e saímos do automático do dia a dia, da rotina. A gente para e vê como é importante a análise gráfica de todos os elementos – e acaba aprendendo mais”, Gabriel Silva de Jesus, 1º Cartório de RCPN de São Bernardo do Campo.

“Você vai ter no dia a dia uma segurança em lidar com o seu cliente, uma segurança com o seu oficial, uma segurança para nós mesmos funcionários. Você vai ter uma responsabilidade mais porque o cliente conta com a nossa praticidade, com a segurança que a gente vai dar para ele”, Salomão Clodoaldo Barreto, Registro Civil das Pessoas Naturais de Mauá.

Assine nossa newsletter