Notícias

29 de Outubro de 2019

Cartório participante do Selo de Responsabilidade Social realiza projeto de incentivo à leitura

Entre os diversos finalistas da Campanha do Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil, promovido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e criado com o intuito de atender a comunidade e incentivar todos na criação e na participação em ações sociais, está o ‘Projeto de Incentivo à Leitura’, do Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Vila Urucuba, em Moeiro, comunidade rural de Pernambuco.

O oficial do Registro Civil, Augusto Franklin de Paiva Lima, contou que a ideia surgiu pelo fato de haver somente uma biblioteca na região do cartório.

“Eu percebi que tinha uma taxa de analfabetismo muito grande na comunidade, porque é uma comunidade rural. Só tem uma escola e ela tem uma biblioteca. Só que essa biblioteca é voltada apenas para os alunos, então eu decidi fazer uma, inclusive fazer uma homenagem a minha avó, que era professora da rede pública de ensino. Então, juntei toda essa história e decidi fazer voltada para a comunidade”, destacou.

Na biblioteca, é possível encontrar livros dos mais diversos assuntos, separados por “literatura estrangeira, brasileira, jurídica, da área notarial e registral, porque as pessoas, às vezes, têm a curiosidade de saber como funciona a atividade”, relatou Paiva Lima.“Separei 120 livros, então não tive gastos e, posteriormente, o pessoal já aderiu à ideia e já fizeram a doação de mais 40 livros. Uma outra leitora pegou um livro, gostou da ideia e também já fez a doação de mais quatro livros. Todo mundo está ajudando”, ressalta.

As pessoas interessadas em fazer o empréstimo de um livro na biblioteca do cartório podem pegar uma obra por 30 dias e, caso não consiga finalizar a leitura, pode renovar por mais 30 dias. “Inicialmente, ela pode pegar apenas um livro, para que tenha rotatividade, para que as pessoas tenham oportunidade de leitura também do mesmo livro”, explicou o oficial.

Além disso, no Instagram do cartório, o oficial dá dicas de leitura de livros que estão disponíveis na biblioteca.“No nosso Instagram, eu dou dicas de leitura semanal, falando sobre o autor, falando sobre o livro que tem disponível na nossa biblioteca, e isso impacta bastante, porque as pessoas se aproximam do cartório. Todos estão gostando, todos comparecem lá para pegar livro, às vezes fazem questão de deixar um agradecimento”, destaca.

“Não é um canto apenas de lavrar documento ou de fazer algum procedimento de nascimento ou óbito, todas as pessoas podem comparecer lá, podem conhecer, ver a parte social do cartório”, finalizou.

Os melhores projetos inscritos no Selo de Responsabilidade Social da Arpen/BR serão premiados durante o Congresso Nacional de Registro Civil (CONARCI), entre os dias 21 e 24 de novembro de 2019, que será realizado na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Assine nossa newsletter