Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Autores se reúnem em São Paulo para lançamento da obra “Registros Públicos”

Publicado em: 01/11/2019
Com mais de mil páginas e sob a coordenação de Alberto Gentil, o livro trata de todas as naturezas do extrajudicial

São Paulo - Aconteceu na noite de quinta-feira (31.10), na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, Capital, o lançamento do livro “Registros Públicos”, fruto do trabalho conjunto de especialistas no extrajudicial, todos titulares de cartório, e coordenação de Alberto Gentil, juiz de direito titular da 8ª Vara Cível da Comarca de Santo André (SP), juiz corregedor permanente dos Registros de Imóveis da Comarca de Santo André (SP) e professor.



A obra aborda os temas mais complexos dos registros públicos de maneira prática e atualizada. Além de apresentar os atos do extrajudicial, o livro apresenta os movimentos legislativos, administrativos e judiciais que impactam os registros públicos.

“A ideia de escrever e organizar uma obra completa de registros públicos decorreu da atuação prática, da oportunidade que tive de trabalhar na Corregedoria e da oportunidade de lecionar sobre o tema registros públicos. Senti que havia espaço e necessidade de uma obra que reunisse pessoas que atuam na área e pudessem agregar dentro de um nicho tão específico e, ao meu ver, tão carente de obras literárias. Todos os autores possuem expertise em suas áreas, tanto na parte acadêmica, quanto na parte técnica e prática. Estou muito honrado em ter a companhia de pessoas tão competentes neste trabalho”, disse Alberto Gentil.

Ainda segundo o coordenador do livro, a obra tem o objetivo de atender democraticamente a todos os públicos, quem gosta e se dedica ao tema registros públicos tem muito a ganhar com a leitura deste curso completo.



“Dentro desta obra temos um olhar prático, para ajudar efetivamente os escreventes, os titulares e aqueles que trabalham realmente com extrajudicial, mas, também, temos um olhar muito voltado para quem está prestando concursos públicos”, declarou Gentil. “É uma obra para titulares das serventias, aqueles que prestam concursos, os advogados, ou seja, todos aqueles que de alguma forma dedicam suas carreiras ao extrajudicial, aos registros públicos”, concluiu.

“Existem pouquíssimas obras sobre o tema, ainda mais uma obra que abrange todas as naturezas, acredito que é fundamental que existam cada vez mais obras nesse sentido. Me sinto extremamente honrada em participar deste projeto e queremos fomentar a produção de obras deste tipo”, ressalta Daniela Mroz, coautora, coordenadora da Diretoria de Assuntos Internacionais da Arpen/SP e oficial de Registro Civil do Subdistrito de São Mateus (SP).



“Este livro é fruto da dedicação de todos os autores no sentido de engrandecer a atividade extrajudicial. Esse livro foi proposto para aqueles que atuam efetivamente na atividade e para aqueles que almejam ingressar na atividade. Este foi um trabalho e várias mãos sempre com o objetivo de engrandecer o estudo da atividade notarial e registral”, afirma Karine Boselli, coautora da obra, 2ª tesoureira da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) e oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais do Ipiranga – 18º Subdistrito.



O juiz assessor da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo – Equipe do Extrajudicial, Marcelo Benacchio, prestigiou o evento e parabenizou a iniciativa. “É muito importante ter uma obra atualizada, escrita por autores que são especialistas na área, são todos titulares de delegação e tiveram a importante orientação do Alberto Gentil, que é um grande conhecedor, na coordenação deste projeto. Esse é um grande passo para o que nós estamos precisando aqui no Brasil, que é ter uma visão muito científica dos registros públicos”, declarou.

Serviço
Registros Públicos
Autores: Alberto Gentil, Ana Paula P. L. Almada, Andrea Gigliotti, Bianca M. C. Rizato, Daniela Mróz, Izolda Andrea Ribeiro, Jussara Modaneze, Karine Boselli, Mario Camargo Neto
Editora: GEN Jurídico / Editora Método

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
526433

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 132.885.139
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Aprovo o parecer do MM. Juiz Assessor da Corregedoria e, por seus fundamentos, que adoto, recebo a apelação como recurso administrativo e a ele dou provimento para determinar a realização das averbações na matrícula nº 142.710

LEIA MAIS