Notícias

13 de Novembro de 2019

Finalista do Selo de Responsabilidade Social reforma cartório para melhorar atendimento a pessoas com deficiência visual em Manaus

Entre os vários projetos sociais inscritos no Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil, promovido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), está o projeto de inclusão social de pessoas com deficiência visual feito no 2º Ofício de Registro Civil - M. Sales, em Manaus (AM).

A oficial do Registro Civil, Maria da Graça de Miranda Sales, explicou que a ideia surgiu quando uma pessoa deficiente visual esteve no cartório para solicitar um serviço e o atendimento não foi feito de maneira apropriada. “No atendimento, senti que nós não passamos segurança para a pessoa, que ficou de certa forma insegura. Foi atendido bem, mas aquilo me incomodou”, ressalta.

A partir disso, Maria solicitou que uma colaboradora procurasse por um instituto que pudesse ajudá-los e acabaram chegando ao o governo do estado, que indicou a Biblioteca Braille. Instalada no Bloco C do Centro de Convenções – Sambódromo, em Manaus (AM), a Biblioteca possui um acervo com mais de 50 mil obras entre livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com audiodescrição.

“Conhecemos o diretor da biblioteca, Gilson, e foi aí que colocamos o nosso desejo de nos adequar a situação. Então, ele nos orientou e relacionou o que nós precisávamos fazer, como as placas, os indicadores, a sinalização e o piso tátil”, explicou.

Maria ainda complementa que essa adequação foi um investimento para o cartório e para a sociedade, em que afirma que “todo mundo ficou realmente admirado”.

Criado com o objetivo de atender a comunidade e incentivar as pessoas na participação em projetos sociais, o prêmio do Selo de Responsabilidade Social da Arpen-Brasil será entregue no CONARCI, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de novembro de 2019, na cidade de Bonito (MS).

Assine nossa newsletter