Notícias

21 de Novembro de 2019

Arpen-Brasil reúne presidentes estaduais em reunião de Diretoria no MS

Bonito (MS) – Presidentes das Associações de Registradores de Pessoas Naturais de todo o Brasil se reuniram na noite desta quarta-feira (20.11), no hotel Zagaia, em Bonito, Mato Grosso do Sul, para deliberar sobre os temas importantes da atividade que se encontram em discussão juntos aos principais públicos decisores do segmento.


 
Coordenado pelo presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Arion Toledo Cavalheiro Júnior, o encontro, realizado às vésperas do início do Congresso Nacional do Registro Civil – Conarci 2019, – tratou sobre os convênios que estão em tramitação junto ao Governo Federal, ações estaduais de aproximação com o Governo, iniciativas institucionais da atividade e a definição da sede do próximo encontro, que ocorrerá em setembro de 2020.
 
“É importante estarmos próximos das Arpens Estaduais, pois sempre é a Arpen-Brasil que nossos colegas recorrerem quando enfrentam problemas estaduais”, disse Arion Toledo Cavalheiro Júnior. “Por isso, a Arpen-Brasil tem ido a vários Estados, não só realizando seminários estaduais, que são importantes para a qualificação dos registradores, mas também visitando e se aproximando da cúpula do Poder Judiciário desses Estados, de forma a que se crie uma sintonia e um acesso facilitado em momentos de dificuldade nos Estados”, frisou o presidente.


 
Em seguida, foram abordadas as reuniões que estão sendo realizadas junto aos órgãos do Poder Público para que se efetivem as parcerias relacionadas aos Ofícios da Cidadania. Arion Cavalheiro Júnior destacou que a principal delas envolve o convênio com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que servirá de modelos para outras ações semelhantes à nível federal.
 
“Trata-se de um convênio para atender a toda a gama da população, muitas delas pessoas carentes e com dificuldade de acesso a serviços públicos. Precisamos nos dedicar e fazer acontecer neste primeiro convênio, pois o resultado dele impactará todos os demais que estão por vir e que certamente tornarão os Cartórios de Registro Civil os verdadeiros Ofícios da Cidadania da população brasileira”, disse, ressaltando ainda ações pontuais que estão acontecendo em Estados como Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Assine nossa newsletter