Notícias

25 de Novembro de 2019

Conarci 2019 encerra com entrega de Selo de Responsabilidade Social

Três projetos realizados por cartórios de Registro Civil foram premiados nas categorias: acessibilidade, educação e solidariedade
 
Bonito (MS) - O encerramento do XXV Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI), realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR), foi marcado pela cerimônia de premiação do Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil.
 
O Concurso “Responsabilidade Social – O Registro Civil sempre ao lado da Comunidade” teve como objetivos promover, incentivar e organizar nas comunidades onde os cartórios de registro civil estão inseridos, a prática de ações sociais em diversas áreas.
 

 
A escolha dos projetos vencedores, feita através de uma Comissão Julgadora, considerou a importância, qualidade, impacto e a criatividade do projeto, além do reconhecimento pela comunidade.
 
A solenidade contou com a participação do presidente da Arpen/BR, Arion Toledo; da diretora nacional para Assuntos de Responsabilidade Social, Márcia Rosália Schwarzer; da 1° secretária, Elizabete Regina Vedovatto; e da diretora regional de Barretos, Kareen Zanotti de Munno, membros da Comissão de Avaliação.
 
As autoridades homenagearam três projetos vencedores nas categorias: acessibilidade, educação e solidariedade; enquanto outros três titulares de serventias receberam o Selo de Responsabilidade Social.
 
Na categoria acessibilidade, o projeto de inclusão social de pessoas com deficiência visual feito no 2º Ofício de Registro Civil de Manaus (AM), foi o vencedor. A oficial do Registro Civil, Maria da Graça de Miranda Sales, recebeu o prêmio e agradeceu pela oportunidade.
 

 
“Eu sempre busquei oferecer o melhor serviço para a população, e me senti mal quando percebi que não tinha ainda como oferecer isso para as pessoas com deficiência visual. Então hoje me sinto feliz por essa conquista. O sentimento é de gratidão, prazer e satisfação” disse a registradora.
 
Na categoria educação, foi premiado o projeto desenvolvido na “AEDA - Associação Escola de Dança e Artes”, uma ONG mantida pelos cartórios de Cordeiro de Tailândia (PA) e Vivi Cordeiro de Mãe do Rio (PA).  O oficial do Cartório Cordeiro e idealizador do projeto, Marcus Vinicius Sousa Cordeiro, contou que a ONG oferece aulas gratuitas de dança, hip-hop e karatê, contudo, atualmente, se concentram nas aulas de karatê. O homenageado também ressaltou a satisfação pelo reconhecimento do projeto.
 

 
“Estamos muito felizes pelo trabalho que conseguimos desempenhar na ONG e pelo que ele representa no nosso Estado e no nosso município. Felizes também por poder representar todos os colegas do registro civil do estado do Pará”, ressaltou Marcus Vinicius.
 
O ‘Projeto Bebê Solidariedade’ do 1º Subdistrito do município de Jaboticabal, localizado na cidade de São Paulo, foi o vencedor na categoria Solidariedade. O oficial Ademar Custódio, que também é vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), esclareceu que o projeto consiste na arrecadação de roupas e outros itens necessários para crianças recém-nascidas, e que também faz arrecadações de itens de casamento, que vão desde vestido de noivas, ternos, gravatas e até sapatos para casais carentes.
 

 
“Estou muito feliz em receber esse prêmio. É um trabalho que venho realizando há quinze anos, de solidariedade, para as pessoas mais carentes da cidade. Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar a comissão organizadora do evento pelo Prêmio e por mais um encontro maravilhoso”, disse Ademar Custódio.
 
Também foram condecorados com o Selo de Responsabilidade Social os projetos do Registro Civil das Pessoas Naturais de Poço Fundo, em Minas Gerais; do 1º Oficio de Boa Vista, em Roraima; e do Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Vila Urucuba, em Limoeiro, comunidade rural de Pernambuco.
 
Ao final da cerimônia, Arion Toledo anunciou que a próxima edição do Conarci acontecerá na cidade de São Paulo (SP) nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2020 e convidou a todos para estarem presentes.  

Assine nossa newsletter