Notícias

25 de Novembro de 2019

Arpen/SP realiza curso sobre gerenciamento de cartórios com indicadores em São Paulo

São Paulo (SP) – A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) realizou, no último sábado (23/11), o curso a Importância de Gerenciar Cartórios com Indicadores. A palestra foi ministrada pela pesquisadora, consultora e sócia fundadora da TAC7 Desenvolvimento Gerencial de Cartórios, Talita Caldas.
 
Formada em Administração de Empresas, com pós em Marketing pela ESPM, e em Gestão Estratégica pela USP, Talita trabalha há mais de 18 anos na área de prestação de serviços, concentrando seus últimos três anos somente no estudo e necessidades de gestão notarial e registral.
 
Durante o encontro, Talita destacou a importância de os titulares de cartórios olharem para suas serventias como uma empresa, já que os processos administrativos tomam boa parte do seu tempo. “As principais demandas, as principais dores dentro de gestão administrativa. Durante a pesquisa que fiz para publicação do meu livro, a gente viu que essa parte financeira era a mais monitorada em relação às normas dos Tribunais de Justiça e do CNJ, mas não em relação ao monitoramento financeiro que uma empresa precisa ter para olhar para o futuro. Mas o cartório é sim uma empresa, e os titulares precisam se sentir empresários”, explicou ela.
 
A pesquisadora ainda destacou a importância dos funcionários das serventias se atualizarem e correrem atrás das modernidades para o atendimento ao cliente, para atualização e automação dos processos internos. “É preciso ter uma política de gestão de pessoas em que a própria equipe esteja satisfeita, vista a camisa do cartório para atender bem e sempre tenha o retorno do cliente em relação a tudo que está acontecendo na organização”, afirmou ela.
 
O curso Importância de Gerenciar Cartórios com Indicadores foi realizado no Hotel Novotel Jaraguá, na cidade de São Paulo e contou com a presença de mais de 100 participantes.

Assine nossa newsletter