Notícias

12 de Novembro de 2019

Finalista do Selo de Responsabilidade Social realiza casamento em abrigo de refugiados venezuelanos

Entre os finalistas da Campanha do Selo de Responsabilidade Social do Registro Civil, promovida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), está o projeto do 1º Oficio de Boa Vista, em Roraima.

No início deste ano, o cartório - em parceira com o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ/RR), com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e com o Exército Brasileiro -, realizou o primeiro casamento em um abrigo de refugiados venezuelanos na cidade de Boa Vista.

Segundo o oficial Joziel Silva Loureiro, o TJ/RR procurou o cartório e explicou sobre a solicitação do campo de refugiados, que é auxiliado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, comandada por Carlos Wizard. “Marcamos uma reunião, ele [Carlos Wizard] foi ao nosso cartório, e explicou que algumas famílias não tinham esse reconhecimento jurídico estabilizado, o que dificultava muito para o processo de interiorização dessas pessoas”, explica.

Após esta conversa, foi chamada a Vara da Justiça Itinerante de Roraima, para facilitar o processo de habilitação de documentos, e foram marcadas as datas de habilitação, sendo possível “resolver praticamente todas as demandas”. “Marcamos o casamento, que aconteceu dentro do abrigo deles mesmo, no dia 20 de março”, esclareceu Loureiro.

O oficial ainda comentou que, ao realizar esse tipo de ação, é possível devolver dignidade para as pessoas envolvidas e também trazer o reconhecimento da família. “A maioria estava ali sem nenhum tipo de reconhecimento, era como se elas estivessem invisíveis. E a partir dali elas pegavam aquele documento na mão e diziam ‘o estado me vê, o estado me reconhece, eu tenho valor, eu sou alguém’”, destaca.

Criado com o objetivo de atender a comunidade e incentivar as pessoas na participação em ações e projetos sociais, o prêmio do Selo de Responsabilidade Social da Arpen-Brasil será entregue no CONARCI 2019, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de novembro, na cidade de Bonito (MS).

Assine nossa newsletter