Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

ITI - Certificação digital ICP-Brasil é aliada na modernização da Imprensa Nacional

Publicado em: 09/01/2020
O processo de modernização da Imprensa Nacional – IN inicia o ano de 2020 com mais uma novidade na área digital. A partir de 2 de janeiro, o envio dos textos para a publicação no Diário Oficial da União - DOU será realizado de forma eletrônica com a garantia de segurança da certificação digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil.

Conforme a Portaria da Imprensa Nacional nº 283, de 2 de outubro de 2018, os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais, bem como os particulares, que necessitam efetuar publicações de atos no Diário Oficial da União, deverão integrar o Sistema de Envio Eletrônico de Matérias – INCom, mediante cadastramento do gerente, conforme as instruções e formulário disponíveis no portal da IN. Após a efetivação do cadastro no sistema INCom, a Imprensa Nacional emite um certificado digital individual (para cada usuário e gerente). O normativo regulamenta que, a partir deste ano, o certificado deve obedecer ao padrão ICP-Brasil.

Em comunicado publicado no portal institucional, a Imprensa Nacional informa que o sistema de envio de matérias INCom já conta, desde o início de suas operações, com o certificado gerado pelo próprio sistema, denominado certstore. “Embora tecnicamente confiável, o dispositivo não integra a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Com a novidade, usuários que já possuem certificado digital ICP-Brasil agora podem utilizá-lo na transmissão de atos para publicação no DOU”.

Modernização da IN
Após 155 anos de circulação em papel, o DOU teve sua última edição impressa no dia 30 de novembro de 2017. Desde então, os atos são publicados exclusivamente em formato digital, no site da Imprensa Nacional. A versão eletrônica no entanto, conta, desde 2009, com assinatura digital no padrão ICP-Brasil, garantindo autenticidade, confidencialidade, integridade, não repúdio e validade jurídica.

A padronização pelo uso da ICP-Brasil, segundo o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, demonstra sua robusta tecnologia para a modernização da administração pública. “Temos um serviço nacional histórico se modernizando aliado aos já conhecidos critérios de segurança da infraestrutura tecnológica que está à disposição da nação para melhor atender aos brasileiros”, defendeu.

A Imprensa Nacional explicou que a adoção do sistema INCom é mais uma etapa do programa de modernização da Imprensa Nacional, que já contempla em diversas áreas, medidas que visam a adequar a IN ao novo panorama tecnológico. Entre as inovações, destacam-se a modernização do portal, o fim da cobrança de assinaturas, a disponibilização do DOU em formato XML (dados abertos), entre outras medidas já em vigor.

Saiba mais
A IN é um órgão da Casa Civil da Presidência da República, que tem como missão publicizar e realizar a gestão do conhecimento sobre as informações dos atos oficiais para a sociedade e prestar serviços gráficos estratégicos à Administração Pública Federal.

Criada em 1808 pelo príncipe regente de Portugal, D. João, era então chamada Imprensa Régia. O objetivo, no entanto, sempre foi o mesmo, tendo como seu principal serviço o Diário Oficial da União. As primeiras máquinas tipográficas vieram da Europa na mesma frota da Família Real portuguesa.

Fonte: Ascom ITI, com informação da Imprensa Nacional
Deixe seu comentário
 
 
755662

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.329.237
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Câmara - Lei que cria carteira de identificação da pessoa autista é sancionada

LEIA MAIS