Notícias

28 de Fevereiro de 2020

Arpen/SP divulga trabalho vencedor do Concurso IPRA-CINDER 2020

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) comunica que já está selecionado o autor do artigo que irá representar a entidade no concurso jurídico do XXII Congresso Internacional de Direito Registral IPRA-CINDER 2020. O vencedor do concurso é Luiz Guilherme de Andrade Vieira Loureiro, Registrador Civil e Tabelião de Notas de Hortolândia (SP).
 
Tradicionalmente voltado ao registro de imóveis, essa será a primeira vez que o evento abrirá espaço para outras atribuições de registros públicos, Dessa forma, no dia 16 de janeiro, a Arpen/SP lançou um concurso com o objetivo de selecionar um artigo que pudesse representar o Registro Civil no concurso que está sendo promovido pelo Cinder. Para participar, os textos deveriam tratar do tema “Os dados da pessoa natural na matrícula do imóvel – trânsito no Registro das Pessoas Naturais como fonte” e ser enviados, por e-mail, até o dia 20 de fevereiro. Cinco trabalhos atenderam aos requisitos dispostos no edital do concurso e tiveram suas inscrições computadas.
 
A Arpen/SP é patrocinadora Ouro do Congresso que acontecerá entre os dias 6 e 9 de outubro na cidade do Porto, em Portugal., promovendo a participação de registradores civis por meio da apresentação de trabalhos ao público proveniente de mais de 54 países que estará presente.
 
A edição de 2020 do IPRA-CINDER será guiada por dois temas principais. O primeiro deles, “O Registro de Imóveis e a Globalização”, abrange questões como: os instrumentos jurídicos de uniformização, unificação e harmonização do direito e seu impacto no registro imobiliário; a globalização do conhecimento do direito através de redes de cooperação internacional; e as plataformas de troca de informação entre diferentes sistemas registais.
 
O segundo tema do congresso, por sua vez, é “Desenvolvimento sustentável – O papel do registro imobiliário nos desafios do século XXI. Consequências econômicas e sociais”. Sob esse mote, serão comentados o estudo de questões como a identificação geográfica do imóvel e a sua relevância para a publicidade registral; a participação do registro de imóveis na eliminação ou redução dos desequilíbrios territoriais; a colaboração do registro no combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e na publicidade dos beneficiários reais ou efetivos; a revolução tecnológica, o tratamento eletrônico dos dados pessoais e sua proteção; as tecnologias disruptivas; e, por último, o Big Data.
 
A Arpen/SP parabeniza Luiz Guilherme de Andrade Vieira Loureiro, fazendo votos de que sua participação no evento seja muito proveitosa e enriquecedora para sua atividade profissional, e agradece a todos os participantes desta iniciativa.
 

Assine nossa newsletter