Notícias

09 de Março de 2020

Arpen-SP realiza segunda Reunião Mensal do ano com registradores civis paulistas

Na última sexta-feira (06.03), foi realizada a segunda Reunião Mensal de 2020 da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que contou com a presença de registradores civis de São Paulo e região metropolitana. O evento aconteceu na sede da Arpen-SP, localizada no Centro da capital paulista.

Com o objetivo de tratar de diversos temas importantes relativos ao dia a dia do Registro Civil de Pessoas Naturais, o encontro debateu, ao todo, oito pautas pré-programadas: SIRC- anotações, averbações e demais dados – feedback sobre andamento; Programação de Cursos via EAD (Reconhecimento de Firma, Apostila) e Cursos presenciais (Grafotécnica); Convite para Produção de Artigos para a Revista Registrando o Direito; Atualização das Normas; LGPD (cartilha) e adequação da CRC à LGPD/política de segurança; COAF e atuação do RCPN; Apresentação novo Gestor; Comissões: apresentação de trabalhos em andamento; e Atuação institucional.

 
 
Abrindo o encontro, a presidente da Arpen-SP, Karine Boselli, agradeceu a presença de todos, comunicou as pautas que seriam discutidas, parabenizou os novos titulares, que assumiram suas serventias no Registro Civil após o 11º Concurso, e atualizou alguns dos temas em voga. Em seguida, falou sobre a programação dos Cursos EAD, tratando do núcleo de estudos e dos novos cursos que serão gravados em breve e disponibilizados.

 
“Pretendemos expandir a plataforma EAD e já gravar o curso de Apostilamento. Assim, será possível disponibilizar para o funcionário novo e ter um padrão de treinamento. Sabemos que já houve modificações e vamos ter um módulo específico com alterações das normas. É interessante que todos se atualizem nesse sentido, com destaque para os principais pontos. Vamos aplicar uma prova no fim e oferecer certificado. Também está prevista a gravação de um módulo de reconhecimento de firma mais prático”, disse Monete Hipólito Serra, 2ª secretária da Arpen-SP.
 
Na sequência, Gustavo Renato Fiscarelli, 1º vice-presidente da Arpen-SP, tratou do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC) e Luis Carlos Vendramin Junior, 3º vice-presidente da Arpen-SP, comentou sobre os convênios do Ofício da Cidadania e o sistema Software Inteligente Arpen-SP (Sofia). Nesse aspecto, analisou as novidades, os avanços no âmbito dos convênios e o formato dos sistemas de auxílio para o Registro Civil. Por fim, esclareceu dúvidas que acabaram surgindo de alguns dos presentes, estabelecendo um debate agregador.

 
 
Como estava estabelecido na pauta, também foi apresentado Rodrigo Felix Rodrigues, novo Gestor da entidade. Em seu discurso, agradeceu a oportunidade e exaltou a organização do Registro Civil. “Gostaria de agradecer o convite e a confiança nesse trabalho novo. É uma especialidade que tive contato com a pós-graduação e procuro contribuir para integrar ao máximo todos os registradores civis”, disse.
 
Por fim, Karine Maria Famer Rocha Boselli posicionou a todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela entidade e finalizou convidando os registradores para participarem da produção de artigos para a Revista Registrando o Direito.


Para a presidente Karine Boselli, o encontro mensal teve seus objetivos cumpridos. "Acredito que a reunião foi bastante produtiva e esclarecedora. Falamos sobre temas de extrema importância para nossa atividade e conseguimos tratar de todas as pautas que estavam programadas de forma eficiente, apresentando novidades e tirando dúvidas de todos os Oficiais de Registro presentes", destaca. "Além disso, os colegas presentes interagiram bastante durante a reunião, contribuindo e fazendo importantes sugestões para o aprimoramento da atuação diária no RCPN, assim como institucionalmente pela ArpenSP", completa a presidente.

Assine nossa newsletter