Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Convênio com a Arisp impacta Cartórios civis de pequenos municípios paulistas

Publicado em: 06/05/2020
A parceria estabelecida entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), para a realização de solicitações de serviços imobiliários nos Cartórios de Registro Civil, tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão paulista durante a pandemia de Covid-19, evitando que se desloque grandes distâncias para a prática de atos. Simultaneamente, os Cartórios Civis de municípios menores, que não contam com unidades de Registro de Imóveis, também são beneficiados pela medida.
 
Para Leticia Faria, do Registro Civil de Rifaina desde 2017, a parceria será uma importante ferramenta para manter o fluxo de atividades da unidade, sem, contudo, perder a qualidade do serviço prestado. “Em tempos de depressão econômica e diminuição do movimento, todo recurso será bem-vindo”, explica. A Oficial vê com bons olhos a recepção de atos dos serviços imobiliários no Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN): “Sabemos que o Registro Civil é importante instituição jurídica colocada à disposição da sociedade, principalmente por sua capilaridade. Por isso, unir forças com a Arisp e agregar serviços a serem prestados nos torna ainda mais próximos da população”.
 
O retorno que os Cartórios dessas pequenas cidades receberão, resultado do convênio com Arisp, certamente trará bons frutos às serventias num futuro próximo. É o que pensa Gustavo Marcondes, aprovado no 9º Concurso Público de SP e titular do Cartório do Distrito de Vale Formoso, em Novo Horizonte. “Com essa parceria, os Cartórios aumentarão suas atribuições e, consequentemente, o faturamento, podendo, assim, investir cada vez mais em estrutura e novas tecnologias para melhorar a prestação desse serviço fundamental para a sociedade”, explica o registrador civil.
 
A economia dos municípios menores também será afetada positivamente pela novidade, na opinião de Marcondes. Para ele, “o impacto dessa iniciativa nas serventias será enorme e fundamental: aquecerá as economias locais e auxiliará no desenvolvimento regional”. E completa: “Com esse impacto, haverá aceleração da retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento da infraestrutura local”.
 
Laura Ariano é titular do Cartório do município de Glicério há quase sete anos. Ela reafirma a importância da parceria entre Arpen-SP e Arisp para a população paulista: “Sou muito consultada pelos usuários sobre os serviços do Registro de Imóveis, que se localiza na sede da Comarca, município de Penápolis, o que gera um alto custo de deslocamento. A interação entre as especialidades facilitará a vida do usuário, dando maior rapidez e segurança aos serviços prestados”. Além disso, a registradora civil concorda que o governo municipal também sairá beneficiado pela medida: “O impacto na economia da minha cidade será pequeno no início, mas, conforme esse convênio fique conhecido pela população, acredito que o seu efeito será ainda mais notado”.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
493928

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.054.536
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Nesta quinta (07), live da Arpen-SP discutirá sobre o RCPN em tempos de Covid-19

LEIA MAIS