Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – O Povo - Coronavírus no Brasil: cartórios registram aumento de mortes em domicílios

Publicado em: 08/05/2020
Desde o dia 16 de março, data da primeira morte por coronavírus no Brasil, 20,1% dos registros de óbitos feitos pelos cartórios de registro civil do Brasil ocorreram na moradia do falecido. Os dados foram disponibilizado no novo módulo do Portal da Transparência do Registro Civil, lançado nesta quinta-feira, 7, no qual se registra o local de falecimento de acordo com informações do atestado médico, disponível no Covid Registral.
 
Em comparação com o período entre 16 de março e 30 de abril de 2019, houve aumento de 10,4% de mortes em domicílio, em todo o Brasil. Foi registrado incremento de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), insuficiência respiratória, septicemia, causas indeterminadas e demais óbitos. A partir dessa atualização, o Portal da Transparência, que contabilizou, até esta quarta-feira 8.553 mortes suspeitas ou confirmadas por Covid-19 em todo o Brasil, passa a mostrar informações sobre o local da morte.

Ainda em comparação ao registro de óbitos em domicílio no mesmo período, com o ano passado, o Estado do Amazonas apresentou o aumento de 149%. O Rio de Janeiro teve incremento de 40,6%; Distrito Federal, 31,1%; Paraná, 21,8%; Pernambuco, 20,3% e São Paulo, 14,5%.

Também é possível verificar a comparação entre o total de mortes por causas naturais e o total de falecimentos em domicílio. Nesse recorte, o Paraná está em primeiro lugar, com 25,3% em casa; Pernambuco apresenta 24%, Minas Gerais, 23,6%, e Amazonas, 23,1%. O Rio de Janeiro registra percentual de 15%, o Distrito Federal 14,4% e São Paulo 4,6%. Fortaleza contabilizou um aumento de 22,2% na comparação entre os dois períodos e registra um percentual de mortes em domicílio de 21,3%.

Luis Carlos Vendramin, vice-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoa Naturais (Arpen - Brasil), explica que a divulgação desses dados é muito importante para que governos e profissionais de saúde possam planejar ações que minimizem o impacto do coronavírus e organize o atendimento às pessoas. "Os dados por local de falecimento, combinados com as outras informações já disponíveis no Portal, e ainda outros que virão, poderão ajudar a todos os setores envolvidos nesta crise".

As novas informações se juntam à possibilidade de consulta de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave, pneumonia, septicemia, insuficiência respiratória e causas indeterminadas — todas com histórico relacionado ao coronavírus —, podendo trazer recortes realizados por cidade, estado e região, além da comparação dos resultados do ano passado com este ano.

Fonte: O Povo
Deixe seu comentário
 
 
417493

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.054.114
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Clipping – Jovem Pan - Mortes em casa aumentam 14% em 2020, mostram registros em cartórios

LEIA MAIS