Notícias

14 de Maio de 2020

IBDFAM - Abertas as inscrições gratuitas para o I Seminário On-line de Adoção do IBDFAM

Já estão abertas as inscrições para o I Seminário de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, que será promovido em 25 de maio, Dia Nacional da Adoção. Por conta da pandemia do coronavírus, o evento será totalmente on-line, realizado por meio da plataforma Zoom, com programação a partir das 18h.

Com três painéis e oito membros da diretoria nacional do IBDFAM como expositores, o seminário será gratuito e exclusivo para associados do Instituto. A participação será certificada.

O primeiro painel trará uma perspectiva multidisciplinar da adoção, com uma abordagem a partir da psicanálise e também sobre o peso da herança genética na filiação adotiva. O segundo painel trará uma visão prática do tema, com estudos de casos. Já o terceiro e último painel contará com depoimentos, além de atentar à realidade dos processos e à adoção por casais homoafetivos.

Confira a programação.

O evento tem a coordenação dos advogados e membros do IBDFAM Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão de Adoção, e Paulo Lépore, vice-presidente da Comissão da Infância e Juventude. Em entrevista recente, eles destacaram o papel do IBDFAM na luta em dar voz e visibilidade às milhares de crianças em acolhimento.

“O direito da criança e do adolescente ainda é tido como menor, de menor, com fundo no estatuto menorista, nos juizados de menores. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA sequer é matéria obrigatória do curso de Direito. Criança também é sujeito de direitos, o único a quem foi conferida constitucionalmente prioridade absoluta. Que essa prioridade absoluta seja finalmente cumprida neste ano em que o ECA completa 30 anos”, defendeu Silvana. Leia a matéria na íntegra.

As vagas são limitadas, inscreva-se!

Assine nossa newsletter