Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Tire suas dúvidas sobre o convênio entre Arpen-SP e Arisp

Publicado em: 15/05/2020
Tire suas dúvidas sobre o convênio firmado entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp).

Para acessar este material em PDF, clique aqui.
         
  1. Qual o principal objetivo do convênio entre Arpen-SP e Arisp?
R: Em tempos de pandemia de Covid-19 no país, com o decreto de isolamento social realizado no estado a fim de se evitar aglomerações e, assim, diminuir a propagação da doença, o convênio objetiva levar os serviços imobiliários até mais perto da população e, assim, diminuir os deslocamentos entre municípios.
 
  1. Qual a vigência do convênio entre as associações?
R: A homologação realizada pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (CGJ/SP), inicialmente, dá validade ao convênio até o fim do período de isolamento social decretado pelo governo do estado.
 
  1. Quais serviços passam a ser realizados pelos Cartórios de Registro Civil?
R: A partir do convênio, os registradores civis podem realizar a recepção e monitoramento do pedido do cliente, encaminhamento de título para exame e cálculo, materialização de Certidão Imobiliária e, também, complementação de exigências feitas pelo Registro de Imóveis, quando necessário.
 
  1. Quais atividades estão envolvidas na protocolização?
R: A protocolização envolve a recepção do documento, a análise formal, o reconhecimento de firma – nos casos em que seja exigível –, a digitalização do documento, o envio do arquivo de forma digitalizada, por meio da plataforma do Registro de Imóveis (www.registradores.org.br), e a cobrança dos valores devidos ao RCPN e ao RI.
 
  1. No que implica o monitoramento do serviço imobiliário?
R: São envolvidos o acompanhamento da demanda na plataforma, o envio de e-mail ao cliente com status do serviço e, ao final, a emissão de Certidão atualizada.
 
  1. Quais são os procedimentos para a materialização de Certidões Imobiliárias?
R: É realizada a solicitação do documento via plataforma e a cobrança dos valores devidos ao RI e ao RCPN, além da emissão do documento.
 
  1. Qual valor é recebido pelo Registro Civil pelos serviços imobiliários prestados?
R: O valor recebido pelo RCPN varia de acordo com o tipo de serviço realizado. Para recepção e monitoramento do pedido e para encaminhamento de título para exame e cálculo, é recebido valor de 2 UFESP’s; para materialização de Certidão Imobiliária e para complementação de exigências, o valor é de ½ UFESP.
 
  1. Como faço para acessar os serviços disponíveis na plataforma do RI?
R: Basta acessar o site www.registradores.org.br, clicar em Área Restrita e, em seguida, escolher o login via Certificado Digital. Ao aparecer a mensagem de CPF não cadastrado, informe o e-mail e senha indicados pelo titular de seu Cartório.
 
  1. Dentro da plataforma, onde devo clicar para solicitar os serviços imobiliários?
R: São dois locais do site que devem ser utilizados no dia a dia: para protocolização de títulos, cliquem em “e-protocolo”; para pedidos de Certidão materializada, clique em “Pedido de Certidão” > “Certidão Digital”.
 
  1. Como obter modelos de requerimentos?
R: No comunicado oficial da Arpen-SP sobre o convênio, divulgado no site da associação, é possível encontrar modelos de requerimentos a serem utilizados pelo RCPN. Lá também está disponível o modelo de e-mail de acompanhamento que deve ser enviado ao requerente para monitoramento.
 
  1. Onde posso encontrar mais informações sobre o convênio?
R: Uma página especial dedicada ao tema foi criada dentro do site da Arpen-SP. Lá é possível encontrar todas as matérias já publicadas sobre a parceria, peças para mídias sociais e link do Comunicado Oficial da Arpen-SP a respeito do convênio, onde mais instruções estão disponibilizadas aos registradores civis. Entre no site da associação (www.arpensp.org.br) e acesse: Projetos Institucionais > Convênio Arisp.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
622307

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 137.281.725
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

PORTARIA

LEIA MAIS