Notícias

29 de Maio de 2020

Registro Civil do Guarujá inaugura novas instalações e inova em todos os setores

A população do município de Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo, conta agora com um novo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas. A serventia mudou de endereço, para a esquina entre as ruas Santo Amaro e Buenos Aires, no centro da cidade, e conta agora com instalações ainda mais modernas e adaptadas às necessidades dos usuários e dos colaboradores.
 
Em entrevista à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a oficial Janaina Isa Colombo Vantini, responsável pelo Cartório, conta que a ideia da mudança surgiu a partir de uma conversa com um corretor de imóveis da cidade. “Iniciamos as reuniões com o proprietário do imóvel e seus arquitetos, e a ideia começou a tomar corpo desde este primeiro encontro”, explica. “Foram muitas reuniões até a definição do projeto final e contamos com ajuda especializada desde o início.”

A construção do imóvel durou aproximadamente um ano, segundo a oficial. O novo Cartório está localizado a menos de três quadras do antigo endereço, e teve toda a mudança realizada pelos próprios colaboradores da unidade. “Sobre isso, preciso deixar registrado: eles foram incríveis!”, elogia Vantini. “Devido ao feriado antecipado para o dia 25 de maio, dia 26 foi nosso primeiro dia de atendimento no novo endereço – todos muito cansados, mas felizes.”
 
De acordo com a registradora civil, o novo espaço foi totalmente pensado e projetado para as necessidades do Cartório. Se destaca a forma como toda a obra foi realizada de forma a atender as pessoas com necessidades especiais: “Todos os postos de atendimento dos setores do Registro Civil e do Ofício da Cidadania são adaptados para cadeirantes, e o setor de Firmas e Autenticações manteve um guichê exclusivo, também rebaixado, para os atendimentos prioritários e de cadeirantes. Temos piso tátil indicativo na escada e rampa de acesso até a recepção, bem como inscrições em braile nos corrimões.” O cuidado não se restringiu à área interna da serventia. “Possuímos estacionamento próprio para carros e motos dos usuários do Cartório, sendo destinadas uma vaga exclusiva para idosos e outra para cadeirantes”.  

      
 
A recepção da unidade foi ampliada para acolher dois atendentes, assim como os guichês de atendimento do setor de Firmas e Autenticações também foram aumentados. Além disso, novos espaços foram criados: “Temos, agora, a sala de casamentos com espelho d'água – para a tradicional foto dos noivos –, espaço família com pia e trocador para bebês, e um espaço kids destinado a uma minibiblioteca infantil. Também criamos uma sala destinada a pequenas reuniões com usuários e, futuramente, a instalação do Setor de Mediações”, explica a registradora civil.
 
Na parte interna do Cartório, de acesso restrito aos colaboradores, também foram trazidas inovações. Os funcionários agora contam com uma biblioteca, refeitório ampliado, espaço de descanso, vestiário e banheiros com chuveiros para uso daqueles que, do trabalho, irão para a faculdade, por exemplo. Há ainda espaço reservado e seguro para estacionar motos ou bicicletas. “Os setores estão separados no atendimento, porém o espaço interno da equipe é compartilhado, o que permite que o colaborador possa auxiliar em vários setores, conforme a demanda”, conta Vantini. “A equipe foi ouvida desde o início, e acreditamos ter conseguido atender as suas principais necessidades.”

             
 
Por fim, a registradora civil também explica a mudança realizada no logotipo do Cartório, estampado na fachada: “Ele foi revitalizado, ganhando três ondas que chamamos de ondas da Inovação, da Segurança e do Comprometimento, que resumem a Missão, Visão e Valores do Cartório Guarujá”.
 
Vantini é de Itápolis, cidade do interior de São Paulo, mas está à frente do Cartório do município litorâneo desde 2013, quando foi aprovada no 8º Concurso Público do Estado. Ela conta que está feliz com a nova unidade, muito mais completa e funcional: “A população da cidade de Guarujá hoje conta com um espaço moderno, amplo e climatizado. Fico muito grata por poder proporcionar este retorno à cidade, sua população, e aos meus colaboradores, pela confiança depositada em meu trabalho”.

  

Assine nossa newsletter