Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Live da Arpen-SP com o IBDFAM/SP aborda os impactos do RJET para o RCPN

Publicado em: 25/06/2020
Nesta segunda-feira (22.06), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou live conjunta com o Instituto Brasileiro de Direito de Família São Paulo (IBDFAM/SP) a respeito dos impactos do Regime Jurídico Emergencial e Transitório (RJET) para o Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN). A transmissão contou com a participação da presidente da Arpen-SP, Karine Boselli; do vice-presidente do IBDFAM/SP, professor doutor José Fernando Simão; e da diretora de Comunicação da Arpen-SP, Andreia Gagliardi.
 
No início do bate-papo, Simão ressaltou que a intenção era trazer soluções que possam facilitar o dia a dia dos registradores civis. “O objetivo é ajudar todos a cumprir a lei e atender bem o cidadão, afinal, essa é a função do registrador civil”, disse. “É um momento para tentarmos colocar o pé no chão e realizar uma interpretação que traga segurança jurídica à atividade, sem deixar o cidadão à margem do sistema”.
 
A Lei Federal 14.010/2020, conhecida como RJET, foi detidamente analisada, especialmente suas repercussões para o Registro Civil. Aspectos como a polêmica doutrinária sobre qual seria a data de início da suspensão e interrupção dos prazos prescricionais e decadenciais, bem como quais prazos relacionados ao registro civil são por ela afetados, foram abordados na live.
 
A presidente da Arpen-SP trouxe à baila questionamentos sobre a natureza jurídica dos prazos que envolvem as atividades do RCPN, bem como a possibilidade de os provimentos estaduais suspenderem ou interromperem prazos procedimentais. “Em tese, pode, e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem feito isso com frequência”, respondeu o Prof. Simão.
 
Andreia Gagliardi trouxe à discussão a questão dos casamentos, à luz do Provimento nº 08/2020 da CGJ/SP, de 22 de março, segundo o qual Cartórios em esquema de plantão podem realizar habilitações e registros de casamento apenas em caso de urgência. O conceito de urgência foi debatido pelos participantes. Outro tópico trazido à transmissão foi a forma de contagem do prazo de 15 dias para habilitação, bem como a situação de serventias que estejam exclusivamente em atendimento virtual, onde não haja imprensa local.
 
Ao fim da live, a presidente da Arpen-SP agradeceu pela presença de todos e afirmou que este foi o primeiro passo para retomada da parceria entre a Associação e o IBDFAM/SP para bate-papos como esse. “É muito importante retomarmos este contato e vamos fazê-lo, mesmo que virtualmente!”.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
281436

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.345.169
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Comunicado ARPEN-BR - Provimento CNJ107/2020

LEIA MAIS