Notícias

13 de Julho de 2020

Clipping – G1 - Cartórios de Araçatuba alteram rotina de casamento durante a pandemia

Os registros de casamento realizados em cartórios de Araçatuba (SP) continuam acontecendo, mesmo durante o período de isolamento causado pelo novo coronavírus.

Porém, algumas medidas preventivas contra o vírus precisaram ser feitas. Além do agendamento em horários espaçados, o uso do álcool em gel e máscaras, o número de pessoas também foi limitado. Além dos noivos, apenas duas testemunhas podem comparecer à cerimônia.

“Entre um casamento e outro, nós higienizamos a mesa, a caneta, todos os locais onde, possivelmente, alguém tenha contato tocando, todos esses locais são higienizados um a um e a gente criou um espaçamento maior, só entra na sala na hora que o outro se deslocou e saiu por completo do cartório”, afirma o oficial substituto do cartório Cristiano Aparecido.

Apesar do cenário atual e com a segurança que o cartório transmite aos interessados, a procura em realizar os casamentos, mesmo com uma redução, conseguiu se manter. “Houve uma redução, nós sentimos no movimento, no fluxo de balcão e até nos noivos que adentram nas salas de casamento, a gente percebe e está acostumado em um ritmo de casamentos, mas não deixamos de fazer”, explica o oficial.

Um casal da cidade, há oito anos juntos, não quis adiar o casamento no cartório. O casamento que seria realizado na igreja e a festa precisaram ser adiados.

“A gente teria a opção de fazer em novembro, mas a gente teria que perder todo o processo de entrada no efeito civil, então como uma forma até de simbolizar a data que a gente escolheu com tanto carinho, a gente preferiu deixar no dia ”, conta Mariane Fernandes, autônoma e noiva.

“Foi com pessoas reduzidas, na verdade foi a minha mãe, um amigo meu, a mãe dela e o pai dela, só quatro pessoas não teve fotógrafo, nem nada”, complementa o noivo e engenheiro agrônomo, Guilherme dos Santos.

Assine nossa newsletter