Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

A qualidade no atendimento ao cliente no RCPN foi tema de live da Arpen-SP

Publicado em: 30/07/2020
Na última quarta-feira (29), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou transmissão ao vivo sobre o tema: “Qualidade no atendimento ao cliente no RCPN”. Milena Guerreiro, ORCPN do município de Lourdes e diretora da Arpen-SP, foi a responsável pela mediação do bate-papo.
 
Também participaram da live Marcello Verderamo, oficial do 2º subdistrito de Taubaté (SP), diretor regional da Arpen-SP na região de São José dos Campos; e a consultora Valeria Machado Netto, sócia fundadora da Atto Performance, formada em Economia pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), com pós-graduação e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), professional coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e membro do International Coaching Association (IAC).
 
A consultora iniciou o bate-papo ressaltando a importância de um bom atendimento na formação da imagem do Cartório de Registro Civil. Segundo ela, é isso que ajuda a fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que ele se lembre dos serviços prestados pela serventia e a indique para outras pessoas, inclusive. O segmento dos Cartórios possui um diferencial que são os preços tabelados para realização das atividades, o que torna o atendimento de excelência ainda mais importante na cativação do usuário.
 
Netto também lembrou que é no dia a dia que os colaboradores podem ajudar a alterar uma imagem ligada a certa burocracia que os Cartórios ainda possuem. “Trata-se de um desafio comportamental, porque prestar um bom atendimento não é difícil. O desafio está em tornar isso algo constante e, assim, criar uma cultura de bom atendimento”, explicou. A consultora também reforçou a relevância de se valorizar o serviço realizado por aqueles que estão na linha de frente das serventias, por meio do envolvimento da liderança e oferecimento de feedbacks.
 
Na sequência, Netto falou sobre as quatro etapas que fazem parte de um atendimento realizado com excelência nos Cartórios. A primeira diz respeito à recepção do usuário: “é quando podemos causar uma boa primeira impressão”. Em segundo lugar, vem o entendimento, ou seja: escutar o que o cliente deseja, sempre prestando atenção no que é dito.
 
A terceira etapa trata da orientação. É neste momento que o registrador civil deverá realizar a atividade requerida da maneira mais clara possível, lembrando de utilizar linguagem simples para que qualquer pessoa consiga compreender o que está sendo dito. A consultora também deu outras dicas importantes, como: chamar o cliente pelo nome, informar valor e forma de pagamento do serviço antes de realizá-lo, além de aproveitar, também, para oferecer possíveis serviços adicionais.
 
Por último, o atendimento de qualidade deve ter uma boa finalização. É o momento em que o colaborador agradece ao usuário, se despede e pode, inclusive, informar demais serviços que podem ser feitos ao cliente numa próxima oportunidade. “Importante lembrar que esses quatro passos são válidos para qualquer Cartório, independentemente de seu tamanho”, ressaltou.
 
Com relação ao momento de pandemia que vivemos, em que o distanciamento social e o uso de máscaras podem dificultar o contato com o cidadão, a consultora aconselhou que os registradores civis deem atenção à sua voz, utilizando-a de forma bem articulada e entonada, além de valorizarem o contato visual: “o nosso olhar comunica muita coisa”.
 
Por fim, Netto comentou os indicadores que devem ser utilizados para que o atendimento seja constantemente aperfeiçoado nas serventias. Internamente, pode-se avaliar o tempo médio de atendimento e relatórios de erros. Externamente, ela indicou que sejam realizadas pesquisas de satisfação com os usuários.
 
Para informações e esclarecimentos sobre Consultoria em Atendimento ao Cliente, entre em contato com a palestrante Valéria Machado: valeria.machado@attoperformance.com.br.
  
Clique aqui e assista à íntegra da live no YouTube da Arpen-SP

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
485162

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 139.016.657
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Pedido de Providências - Acessão

LEIA MAIS