Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

IRTDJP Brasil - Obra sobre a participação dos notários e registradores no combate à lavagem de dinheiro é  lançada em live

Publicado em: 10/09/2020
No dia 10/9, às 19 horas, acontece a live de lançamento da segunda edição do livro Notários e Registradores no combate à lavagem de dinheiro, de autoria do o procurador da República Rafael Brum Miron. A transmissão será feita simultaneamente nos canais da Anoreg/Paraná, no Instagram, Facebook e You Tube.
 
Com abordagem contemporânea, a obra demonstra o benefício que o sistema brasileiro de prevenção e combate à lavagem de dinheiro tem com a inserção dos registradores públicos.
 
A edição ampliada e atualizada já considera do Provimento n° 88/2019, do Conselho Nacional de Justiça, que tornou obrigatória a comunicação de operações ao Coaf, inserido tabeliães e registradores no sistema de combate à lavagem de dinheiro. “A partir de então tal sistema passa a contar com a colaboração desses profissionais de alta capacidade técnica, detentores de informações de pessoas físicas e jurídicas quanto aos seus bens ou mesmo quanto os sujeitos econômicos e negociais”, diz o autor, lembrando que se trata de uma atividade amplamente fiscalizada pelo poder público, com densa normatização e correições periódicas do Poder Judiciário.
 
A publicação analisa o sistema global antilavagem de capitais sob o enfoque da participação de notários e registradores. A obra trata da caracterização jurídica das atividades no Brasil, demonstra casos, tipologias de lavagem de capitais que envolvem atividades notariais ou de registro, normas de compliance e regras internacionais que propugnam pela participação desses profissionais. E, ao fim, o autor faz sugestões para a regulamentação do tema no ordenamento jurídico nacional.
 
Rafael Brum Miron é procurador da República desde 2004, titular do 11º Ofício Criminal de Curitiba. É também coordenador do Ministério Público Federal no Paraná e possui especialização em Direito Constitucional e em Direito Notarial e Registral.

Fonte: IRTDJP Brasil
Deixe seu comentário
 
 
537398

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 140.149.687
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

STF – Supremo Tribunal Federal realiza sessão solene de posse do ministro Luiz Fux na presidência e da ministra Rosa Weber na vice-presidência

LEIA MAIS