Notícias

17 de Setembro de 2020

Noções básicas de educação financeira para o registrador foram tema de live da Arpen-SP

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou, na última quarta-feira (16/), transmissão ao vivo em suas redes sociais sobre o tema “Educação Financeira: noções básicas para o registrador”. O objetivo do bate-papo foi informar as possibilidades de investimentos de recursos pessoais para a garantia de uma vida financeira saudável.
 
Participaram da live Paulo Camargo, banker no BTG Pactual, ex-juiz de Direito, pós-graduado em Finanças, Investimentos e Banking; e Marcelo Salaroli, oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais em Jacareí/SP e diretor da Arpen-SP.
 
Especialista no assunto, Camargo deu diversos exemplos sobre ações que podem ser tomadas pelos oficiais para a evolução de seu patrimônio ao longo dos anos. O banker iniciou sua exposição apresentando panorama geral sobre o estado atual da economia no nosso País, falando a respeito de taxas de juros, Selic, inflação, entre outros termos que estão envolvidos neste universo. Camargo também comentou sobre a evolução do poder de compra do consumidor brasileiro e seu estado atual, diante da crise econômica que o país enfrenta.
 
Na oportunidade, ele utilizou gráficos para demonstrar exemplos de rendimento de recursos financeiros de acordo com as diferentes taxas e tipos de investimentos que podem ser escolhidos. Ressaltou que o ideal é sempre buscar pela diversificação dos investimentos, buscando fazer um equilíbrio entre possibilidades de baixo, médio e alto risco, de acordo com a realidade de cada um. Nos exemplos mostrados, Camargo mostrou a evolução de diferentes níveis de investimento inicial e por diferentes períodos.
 
O ex-juiz também reforçou sobre a importância de começar a poupar cedo, mesmo que guardando pequenos valores mensais, no começo. Além disso, ressaltou que, quando investimos, é necessário estarmos preparados para enfrentar fases difíceis da economia: “os períodos complicados acontecem, mas eles sempre passam, só precisamos ter paciência para esperar a fase boa retornar”.
 
Para assistir à íntegra da live, clique aqui e acesse o vídeo no canal da Arpen-SP no YouTube.
 
Contatos do consultor Paulo Camargo, CFP®
 
(11) 3216-9892
(12) 99157-1173
E-mail: paulo.camargo@btgpactual.com
Instagram: @pcamargo.cfp
Facebook: /pcamargo.cfp
Canal no YouTube: youtube.com/channel/UC8MhRiuoFVII0LufAEicjdQ
 

Assine nossa newsletter