Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Palestra aborda necessidade de mudanças nos atos registrais praticados pelos consulados brasileiros no exterior

Publicado em: 20/11/2020
André Veras, ministro da Segurança e Justiça do Ministério das Relações Exteriores, participa de palestra durante o Conarci 2020 sobre Traslado do Livro E

“Facilitar, agilizar e integrar o brasileiro”. Essas foram as palavras do ministro da Segurança e Justiça do Ministério das Relações Exteriores, André Veras, na tarde desta sexta-feira (20.11), durante o primeiro dia de palestras do Conarci 2020, realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), ao falar sobre os objetivos do Traslado do Livro E. Além do ministro, participaram do painel o vice-presidente da Arpen/BA e diretor da Arpen-Brasil, Christiano Cassettari e o presidente da Arpen-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior.


Ao discorrer sobre o assunto, o ministro André Veras destacou que é necessária a mudança no Livro E. Desta forma, o cidadão brasileiro com domicílio no exterior, ao se deslocar para o consulado do país onde reside para registrar um casamento, nascimento ou óbito, conseguirá obter o documento transcrito no momento do registro. Na visão do ministro, essa é a maneira do Estado brasileiro ter ciência de que esses atos jurídicos estão sendo realizados fora do país por seus cidadãos, aumentando a segurança documental.


Veras ainda fez uma provocação a Christiano Cassettari, vice-presidente da Arpen/BA e diretor da Arpen-Brasil, sugerindo a total extinção do Livro E. Em resposta, Cassetari reiterou que o Livro E é imprescindível por tratar de temas residuais do Registro Civil de Pessoas Naturais, além de afirmar que a interligação é fundamental para estabelecer uma igualdade para as pessoas brasileiras nascidas em outro país. “As pessoas merecem essa igualdade de certidão”, finalizou.

Para o presidente da Arpen-Brasil, por mais que a pessoa tenha nascido no exterior, é um cidadão brasileiro e é fundamental o convênio firmado entre a Associação e o Ministério das Relações Exteriores que proporciona o translado da certidão de nascimento lavrada em outro país para o Brasil. O presidente informou que em Nova Iorque, por exemplo, nascem 30 brasileiros por dia, o que totaliza 900 pessoas por mês. “O sistema registral é forte e deve facilitar a vida do cidadão brasileiro dando cidadania aos mesmos”, enfatizou.


O Conarci 2020 até amanhã (21.11) em Brasília/DF e está sendo transmitido no site www.conarci2020.com.br. Acesse, faça sua inscrição e acompanhe. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen-Brasil
Deixe seu comentário
 
 
820295

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 141.745.009
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Palestra do Conarci 2020 aborda os Cases de Sucesso dos Ofícios da Cidadania

LEIA MAIS