Notícias

26 de Outubro de 2020

Clipping – G1 - Número de casamentos em Campinas é o maior desde início da pandemia

O número de casamentos em setembro realizados pelo cartórios de Registro Civil de Campinas (SP) foi o maior para um mês desde o início da pandemia. Entretanto, as 503 uniões celebradas no período ainda representam uma queda de 29,15%% na comparação com o mesmo mês de 2019. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP).

No acumulado de janeiro a setembro, os 3.823 casamentos realizados em cartórios da cidade representam uma redução de 28,4% no comparativo com os nove primeiros meses do ano anterior.

Apesar da redução, os cartórios não deixaram de operar durante a pandemia. Segundo Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-SP, o casamento, assim como os registros de nascimento e de óbito, são muitos significativos para as pessoas, e por isso o setor manteve as atividades.

Em todo o estado de São Paulo, os cartórios adotaram novos protocolos para realizar as cerimônias durante a pandemia.

Entre eles o espaçamento entre as cerimônias ao longo do dia, para evitar aglomerações; a permissão de entrada apenas do casal e de duas testemunhas para a realização do casamento, sem convidados, e com distanciamento mínimo de um metro entre os envolvidos; uso obrigatório de máscara pelos presentes e oferta de álcool em gel 70% ou pia para lavagem das mãos; e uso de canetas próprias para a assinatura do registro, sem compartilhamento.

De acordo com a Arpen, o aumento foi verificado em todo o País. Na comparação com abril, primeiro mês completo dentro da quarentena, o número de casamentos celebrados no Brasil tiveram um aumento de 143%.

Assine nossa newsletter