Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Cartório Jardim Paulista

Registro Civil das Pessoas Naturais do 28º Subdistrito da Capital - Jardim Paulista
 
  • Oficial: Wilson Roberto das Neves
  • Oficial Substituto: Franklin Roque de Oliveira Martins
  • Endereço: Rua Comendador Miguel Calfat, 70
  • Bairro: Jardim Paulista
  • CEP: 04537-080
  • E-mail: 28oficial@uol.com.br
  • Telefone: (0xx11) 3845-8424
  • Fax: (0xx11) 3045-6039
  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.
  • Instalação do Cartório: 1934
  • Serviços: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Reconhecimento de Firmas, Autenticações e Procurações
  • Links Úteis:
  • ESTE CARTÓRIO CONTA COM O CERTIFICADO DE QUALIDADE DA ARPEN-SP

    O cartório das celebridades
     

    "O registro civil é o começo de tudo, é fundamental. É o início da vida do cidadão." Essa afirmação feita por Wilson Roberto das Neves, atual responsável pelo 28º Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do subdistrito do Jardim Paulista, mais conhecido como Cartório de Registro Civil Jardim Paulista, exprime a importância do registro civil.

    O oficial Wilson Roberto está no comando do cartório do Jardim Paulista desde 1989. Porém já trabalha no serviço cartorário há muito tempo. "O primeiro cartório que eu entrei foi no primeiro Subdistrito da Sé. Comecei como auxiliar e fiquei até 1977, depois fui elevado à escrevente ficando mais um ano na Sé. De lá fui pro cartório do Cambuci trabalhando como oficial maior por nove anos. Então, pedi demissão e comecei prestar serviço no cartório de Diadema como escrevente. Foi quando tive uma proposta para vir trabalhar no cartório do Jardim Paulista e estou aqui desde 89; designado desde 2001".

    Quando o Oficial veio trabalhar no cartório ele já funcionava no seu endereço atual, mas antigamente costumava estar em exercício na Rua Pamplona. Hoje o cartório fica num sobrado na Rua Comendador Miguel Calfat. O local já passou por reformas para melhor atender a população e atualmente é dividido por salas pra cada serviço prestado.

    O cartório, que se situa numa região nobre da cidade de São Paulo, é totalmente informatizado. Possui, inclusive, o sistema de biometria há dois meses, para evitar as fraudes. Com 21 funcionários e 17 computadores o cartório costuma realizar numa média mensal 350 nascimentos, 100 casamentos e 50 óbitos. Dentre esses registros, estão os de celebridades, como nascimento do filho de Fábio Assunção, os casamentos de Chiquinho Scarpa e Carola de Oliveira, Christian Fitipaldi e também da jornalista Ana Paula Padrão entre tantos outros.

    Com intuito de progredir cada vez mais no atendimento ao público, o cartório possui convênio com o Hospital São Luis. Todos os dias um funcionário vai até o hospital e faz um plantão de três horas, que vai das nove da manhã ao meio dia.

Imagens do Cartório
 
 
 
 
Jardim Paulista
História do Bairro
 
As origens do bairro do Jardim Paulista remetem ao século XVI, quando era apenas um caminho para o Ibirapuera, como era chamado o atual bairro de Santo Amaro. A partir de 1700 aregião passou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que queriam terra para cultivar chá, tabaco e uva. Quase dois séculos depois em 1890, as terras, que estavam na mão do Dr. Augusto de Araújo Azambuja, foram compradas pelo general Juvenal Couto Magalhães, que as revendeu para José Coelho Pamplona. No início do século XX, a área pertencia as famílias Pamplona e Paim, que resolveram lotear uma parte das terras, batizando-a com o nome de Jardim Paulista. Nessa época uma nova classe social estava se formando no seio paulistano: eram os pequenos industriais e grandes comerciantes que foram deixando os famossos bairros do Bexiga, Brás e outros para se instalar nos altos da capital longe das epidemias de também da pobreza. O progresso da região fez com que o distrito do Jardim Paulista crescesse e fosse habitado por pessoas de classe média alta. Atualmento o bairro, que pertence à Subprefeitura de Pinheiros, ainda faz parte das regiões nobres da cidade paulistana. É um distrito localizado na região oeste da cidade de São Paulo com uma área de 6,10 Km².

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 125.500.288
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP