Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Cartório de Cerqueira César

Registro Civil das Pessoas Naturais do 34º Subdistrito da Capital  - Cerqueira César


  • Oficial: Adolpho José Bastos da Cunha

  • Oficial Substituto: Maria Terezinha Parolin Bonini

  • Endereço: Rua Frei Caneca, 1242

  • Bairro: Cerqueira César

  • CEP: 01307-002

  • E-mail: 34ccesar@terra.com.br  

  • Telefone: (0XX11) 3171 1433/ 3514

  • Fax: (0XX11) 3209 1074

  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.

  • Instalação do Cartório: 1939
  • Serviços: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Reconhecimento de Firmas, Autenticações e Procurações
  • Links Úteis: http://www.cartoriocerqueiracesar.com.br/

  • ESTE CARTÓRIO CONTA COM O CERTIFICADO DE QUALIDADE DA ARPEN-SP

  • Cerqueira César: Modernidade e tradição familiar

    No agitado bairro de Cerqueira César localiza-se o 34º Subdistrito da Capital. Suas instalações permitem um atendimento organizado, rápido e confortável para todos que necessitarem utilizar seus serviços. Moderno como a região, o cartório fica localizado na Rua Frei Caneca, próximo a Avenida Paulista. Adolpho José Bastos da Cunha é o Oficial da Serventia.


    Adolpho conhece muito bem a rotina de trabalho desempenhada nas serventias. "Na verdade, minha família por parte de pai é toda de cartório. Meu avô já trabalhava em cartório em 1940, minha avó já em 1952, passou no concurso e assumiu o registro civil de Solemar. Meu pai e meu tio também seguiram esta carreira. Com 15 anos comecei a trabalhar como auxiliar com meu pai em Carapicuíba, depois passei a escrevente. Em 1991 meu pai passou em primeiro lugar no concurso e assumiu o cartório do Butantã, então eu fiquei interino até 1994 em Carapicuíba, quando prestei o concurso e assumi Solemar. Em 2000 teve o primeiro concurso para outorga de delegação que fui aprovado e assumi aqui Cerqueira César", conta o Oficial.


    Hoje Adolpho comanda vinte funcionários. E costuma realizar em média 25 casamentos, 100 óbitos e 10 nascimentos. O Oficial e sua substituta, Maria Terezinha Parolin Bonini, afirmam que o cartório possui histórias muito emocionantes de casamentos celebrados em suas dependências, tais como casais de idosos ou até mesmo cônjuges que haviam se separado e casaram-se novamente. "A nossa juíza de paz, Georgina Maria Tavares Soares, é uma pessoa muito especial. E os casamentos celebrados aqui são muito contentes", diz Adolpho.


    O Oficial de Cerqueira César tem planos de modernizar seu cartório. "Nosso próximo passo aqui no cartório será a instalação do sistema de biometria e de um sistema de câmera. Para nós e para o usuário estas medidas trarão mais segurança", explica. Adolpho acredita que manter o cartório informatização é muito importante: "A informatização é essencial, não dá para trabalhar de outro jeito. É uma necessidade".


    O Oficial destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo cartório: "O registro civil lida com os momentos importantes da vida das pessoas, que é o casamento, nascimento, óbito". Para ele o trabalho realizado no cartório deve estar pautado no bom atendimento, pois o Oficial tem um papel muito importante na comunidade: "Nós aqui no cartório prezamos muito o atendimento ao público. Procuramos ser o mais rápido possível no atendimento, diminuir filas atender bem no telefone, responder as questões dos usuários. Enfim, atender bem a todos que precisam dos nossos serviços", explica.


    Adolpho finaliza lembrando da importância e do papel que tem desenvolvido a Arpen-SP para o registrador civil:  "A Arpen-SP é essencial. Ela viabilizou o registro civil com a questão do fundo, ela disponibiliza  cursos, palestras, publicações, o site,  tem as reuniões onde são discutidos os problemas, a intranet, o poupatempo e também o respeito que o registro civil adquiriu por conta da associação, que é muito atuante".


    Imagens do Cartório








    Cerqueira César

    História do Bairro

     
    O pai do escritor paulista Oswald de Andrade, Dr. José Oswald Andrade, foi o responsável pelo nascimento do bairro de Cerqueira César. Ele era proprietário da chácara Água Branca, da chácara dos Pinheiros e do sítio Rio Verde e, em 1890, loteou a área.  Situado numa região considerada nobre pelos paulistanos, o bairro veio com sorte já no seu nascedouro. Primeiro pela vizinhança - perto de Pinheiros e da Consolação. Além disso beneficiou-se da inauguração da avenida Paulista, em oito de dezembro de 1881- o grande ícone da capital, a avenida dos ricos e famosos de são Paulo, em outras palavras, a principal artéria dessa imensa cidade.    Com o crescimento da área, Cerqueira César também experimentou grande desenvolvimento e atualmente é um tradicional bairro da classe média alta. O bairro recebeu o nome de Cerqueira César em homenagem ao ex-vice-presidente Dr. José Alves Cerqueira César. Hoje a região é muito valorizada como bairro residencial. A oferta de comércio e serviços é grande e Cerqueira César tem uma noite agitada, cheia de bares baladados, teatros e cinemas - alguns dos melhores restaurantes do Brasil.

    Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
    Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
    Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

    Nº de Visitas: 125.500.217
    Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP