Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014 - Presidente: Manoel Luis Chacon Cardoso
E-mail Corporativo Back-up ead Clube de Compras Login com Certificado
  • Arpen-SP
  • Diretorias Regionais
  • Serviços e Projetos
  • Cursos e Eventos
  • Comunicação
  • Legislação
  • Acesso Rápido
  • Links Úteis
  • Eventos
  • Eventos

    Precisa Imprimir um Boleto para pagamento de sua Inscrição?

    Forneça o Nº da Inscrição:

Imprimir
Registro Civil das Pessoas Naturais do 22º Subdistrito da Capital- Tucuruvi

  • Oficial: Maria Elena Castagnoli Costa Neves

  • Oficial Substituto: Ronaldo Almeida Kelm

  • Endereço: Av. Nova Cantareira, 1438

  • Bairro: Tucuruvi

  • CEP: 02330-001
  • E-mail: mec@netpoint.com.br

  • Telefone: (0XX11) 2953-0125

  • Fax: (0XX11) 2261-3148

  • Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.

  • Instalação do Cartório: 1926
  • Serviços: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Reconhecimento de Firmas, Autenticações e Procurações.

  • Links Úteis:

  • ESTE CARTÓRIO CONTA COM O CERTIFICADO DE QUALIDADE DA ARPEN-SP

  •              No Tucuruvi, um Cartório do tamanho de São Paulo


    Garantir o melhor serviço à população. Este poderia ser o slogan escrito na enorme placa que sinaliza o edifício do cartório do 22º Subdistrito do Tucuruvi. Talvez nem seja necessário tanto. Logo ao ingressar no prédio de quatro andares (mais um estacionamento), fica claro a preocupação e zelo que esta serventia possui com a população deste bairro da Zona Norte de São Paulo.


    Fundado em 1926, há dois anos no endereço atual, o 22º do Tucuruvi surpreende pela sua majestade. .O cartório está crescendo bastante., conta a Oficiala Maria Elena Castagnoli Costa Neves, .por isso estamos aumentando nossa serventia para que possamos atender melhor e mais rapidamente a população., completa. A oficiala refere-se à nova seção de reconhecimento de firmas localizada no subsolo, tamanho é o número de atendimentos realizados pelo cartório.


    .Já estamos instalando, também nessa seção, uma cantina que deverá ficar pronta no próximo mês., afirma Maria Helena, oficiala que trabalha há 33 anos no bairro. Maria Helena nasceu na cidade de Olímpia e tomou posse de seu atual cartório por concurso depois de advogar por 15 anos. Apesar de trabalhar em uma serventia totalmente informatizada e atualizada com o melhor que a tecnologia tem trazido para cartórios, seu dia-a-dia está longe de ser fácil.


    Responsável por uma equipe de 70 funcionários, é com muito esmero que Maria Helena cuida de seus clientes para que tenham o melhor atendimento possível. .Meus funcionários são sempre informados sobre as reuniões mensais da Arpen-SP, além disso, tento sempre atualizar as pessoas, levo-os para realizar cursos, até mesmo fora dos cursos regulares da Arpen., conta. Embora nem seja preciso muito convencimento por parte dela. .Toda vez que existe algum evento, como por exemplo, um .Cidadania para Todos., algum curso, etc., a gente acaba tendo que escolher quem não vai, porque todo mundo quer ir e participar., relata a filha de Maria Helena, Rosana, encarregada de cuidar do Registro Civil.


    No térreo da serventia, passando pelo balcão de informações, e duas pequenas salas de casamento à direita, são feitas cerca de 700 certidões de nascimento por mês e 200 certidões de casamento, em um amplo salão com grande número de cadeiras para a população e sistema de senhas que agiliza o trabalho dos funcionários. A oficiala conta que o cartório já possui os índices de todos os óbitos eletronicamente, e todos os casamentos microfilmados. .Quanto aos nascimentos, já possuímos de 30 à 35 anos eletronicamente., declara Maria Helena.


    Entretanto, é a um andar abaixo que fica a menina dos olhos do cartório do Tucuruvi: A suntuosa sala de casamentos. A sala de celebração  é um amplo espaço com diversos sofás para os parentes e convidados, outro ambiente localizado no lado de fora com uma cachoeira, especialmente para fotografias, tudo admiravelmente decorado. A oficiala que também mora próximo ao cartório garante que a localização da serventia não poderia ser melhor: .no centro do bairro, próximo ao Horto Florestal, próximo ao centro comercial e a apenas 20 minutos do centro de São Paulo.


    "No próximo mês o cartório do Tucuruvi possuirá seis pontos de atendimento com o sistema de biometria.Só estamos aguardando a finalização dos testes", conta Maria Helena que garante que todo o investimento realizado e todo seu trabalho conjuntamente com de seus funcionários têm tido um grande retorno. "As pessoas estão reagindo. Quero que se sintam bem aqui e, principalmente, que voltem!".



    Imagens do Cartório









    Tucuruvi

    História do Bairro

    Tucuruvi passou a ser um distrito da região norte de São Paulo entre 1900 e 1950. Como bairro, o primeiro núcleo de povoamento data do ano de 1903, quando o inglês William Harding comprou fazendas da região e, por isso, um dos bairros principais do distrito recebeu o nome de Parada Inglesa. O antigo trem da Cantareira, via férrea construída pela empresa inglesa à qual Harding estava ligado, ligava os bairros da zona norte, existindo até hoje na Parada Inglesa a Rua do Tramway, com os cortes para nivelar o terreno montanhoso na passagem do trem, onde ainda se vê uma ou outra casa centenária. O trem da Cantareira foi imortalizado por Adoniran Barbosa em seu samba Trem das Onze. No mesmo ano de 1903 Henrique Mazzei começou o loteamento popular de um antigo sítio de criação de gado, motivo pelo qual outro bairro da região hoje leva seu nome, a Vila Mazzei. Os lotes iniciais do Tucuruvi, bairro sem praças ou áreas verdes, eram amplos, com cerca de quinhentos metros quadrados de área, e ocupados por pomares e jardins que aproveitavam o declive acentuado dessa região que já pertence à Serra da Cantareira.

    Nº de Visitas: 57698328

    arpensp@arpensp.org.br

    Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo

    Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000

    Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539