Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Vila Formosa

Cartório da Vila Formosa: bom atendimento e segurança jurídica

 
OFICIAL 46 º OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - VILA FORMOSA
 

                                    

                               

  • Nome do Oficial: Djalma Semeghini Tombi

  • Nome do substituto: Luciara Regina Schettini Tombi
  • Ano de fundação: 1967
  • Endereço: Av. Dr. Eduardo Cotching, 1649 CEP: 03356-001 Vila Formosa ¿ São Paulo- SP
  • Telefone: (0xx11) 2674-7501 / 4086
  • Serviços: nascimentos, casamentos, óbitos, reconhecimentos de firmas, autenticações e procurações.

  • Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábado, das 9 às 12 horas.

 
 
 Serventia localizada na zona leste prioriza segurança dos atos praticados e atendimento de qualidade
 

Aos desavisados um recado: "Bem vindo a Vila Formosa". O simpático aviso saúda visitantes e moradores do bairro que fica localizado na zona leste da Capital, vizinho do Tatuapé, e possui cerca de 90 mil habitantes. Lá fica localizado o 46º Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, instalado em fevereiro de 1967.

 

Djalma Semeghini Tombi responde pela serventia desde 2000, em virtude do 1° Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de São Paulo.

 

¿Meu pai era Tabelião de Notas em São Carlose por isso eu comecei a carreira aos 17 anos como auxiliar. Depois fui nomeado escrevente, Oficial maior. Mais tarde prestei um concurso e me tornei Tabelião titular na comarca de Nhandeara, depois voltei para São Carlos. Em 2000 prestei o concurso para Registro Civil e assumi aqui o cartório da Vila Formosa¿, recorda Djalma o início de sua carreira em cartório.

 

Hoje o Oficial tem uma equipe com 22 funcionários que atende a toda comunidade da Vila Formosa. Mensalmente o cartório realiza, em média, 70 nascimentos, 80 casamentos e 12 óbitos.

 

Para receber a população, o cartório é dividido em dois andares, em 665m² de área construída. No térreo o setor de notas e no 1º andar está acomodado o setor de registro civil. Porém, o atendimento ao cliente é considerado peça chave. Para isso foi instalado um sistema de senhas eletrônicas de atendimento, cadeiras confortáveis, rampas de acesso, câmeras de monitoramento e no piso inferior há um setor exclusivo de atendimento para idosos, deficientes, gestantes com funcionários que atendem especificamente essas pessoas realizando todos os serviços praticados pelo cartório. 

 

¿Quero que o atendimento seja adequado, eficiente. Os usuários devem ser bem atendidos, devem sentir que o cartório tem essa preocupação com atendimento, com eficiência, rapidez e sempre buscando segurança jurídica. Queremos também que o usuário tenha maior comodidade e conforto¿, explica o Oficial.

 

Djalma salienta que o registro civil é parte integrante da vida de qualquer pessoa e o acompanha até o final da vida: ¿O registro civil documenta a vida de todo cidadão, todos os atos da vida da pessoa. O papel do registrador tem grande responsabilidade com isso. É preciso ter segurança jurídica efetiva em cada ato que você pratica. Isso é fundamental¿.

 

Para auxiliar o funcionamento do cartório a informatização dos procedimentos é aliada: ¿O cartório é totalmente informatizado. Todos os meus acentos estão lançados no computador, cadastrados em sistema informatizado de forma que a busca de qualquer acento é rápida e prática. As fichas do setor de firmas também acompanham a informatização. Agora estamos trabalhando para realizar isso com as procurações¿, conta.

 

Djalma acredita que a Arpen-SP é parceira no sucesso de um trabalho eficiente, coeso capaz de cada vez mais colaborar para o desenvolvimento da classe. ¿A Arpen-SP é fundamental para nossa atividade. Primeiramente o fundo de ressarcimento para os atos gratuitos é uma grande conquista. Também temos as comunicações que facilitam muito o trabalho. A certificação digital, que hoje é um grande assunto, faz parte da realidade da associação. Os cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação. A Arpen-SP nos dá um grande respaldo¿.     

 

 

História do Bairro
 
Até o ano de 1963, o bairro de Vila Formosa pertencia às terras do Tatuapé. Seu processo de urbanização iniciou-se por volta de 1920, por iniciativa da família Jacob, residente na região. Neste ano, um dos irmãos, Miguel Jacob, decidiu lotear uma das áreas de sua propriedade, dando origem ao Bairro de Vila Formosa.
A venda destes lotes começou entre 1923 e 1924. As primeiras construções eram de casas humildes, para um público de baixo poder aquisitivo. Porém, com passar dos anos foram também construídas chácaras e pequenos sítios.

A instalação de um aterro sanitário onde hoje se localiza o bairro do Jardim Anália Franco retardou o processo de urbanização de Vila Formosa que, a princípio, foi planejado para abrigar uma classe de alto padrão.

Curiosidades:

Vila Formosa possui o maior cemitério da América Latina, o Cemitério de Vila Formosa, com cerca de 780 mil m2, e é também neste bairro que se localiza o Ceret - Centro Esportivo do Trabalhador, com a maior piscina da América Latina.

Imagens do Cartório
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 125.499.639
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP