Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

III Prêmio de Qualidade

III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente para o Registro Civil do Estado de São Paulo


Kits de participação no III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente já podem ser adquiridos pelos cartórios de Registro Civil de todo o Estado

Cartórios participantes receberão consultoria especializada gratuita e vencedores, em cada categoria, ganharão passagem e hospedagem para a Bahia. Prêmio 2008 têm nova divisão de categorias e novo formato de avaliação. Participe já, as inscrições vão até 30 de junho.

Incentivar e auxiliar os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de São Paulo a atingirem a excelência no atendimento aos seus usuários e a buscarem patamares cada vez altos na prestação de um serviço voltado à inovação, capacitação, empreendedorismo, com segurança, agilidade e eficiência a toda a população paulista.

Estes são os objetivos do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente, iniciativa da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que a partir de hoje (28.05), abre suas inscrições a todos os cartórios de Registro Civil do Estado, para que possam dar voz à sua comunidade, ouvindo sugestões, críticas, elogios, aprimorando assim a qualidade de seu serviço e o relacionamento com seus clientes.

"Chegamos a terceira edição do Prêmio de Qualidade, que neste ano traz muitos aperfeiçoamentos em relação aos anos anteriores", afirma o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima. "No entanto, sua essência não mudou. Estimulamos os cartórios e os Oficiais a participarem, oferecemos prêmios e homenagens a alguns vencedores, mas nosso objetivo é ainda maior. Queremos estimular nossa classe a se aprimorar cada vez mais, a oferecer um melhor serviço a população, a melhorar sua imagem, demonstrando sua preocupação em ouvir o usuário do cartório, a mostrar que nosso cliente tem voz na nossa serventia", conclui o presidente.

"Por isso incluímos a visita de um especialista técnico, para que preste uma consultoria aos cartórios inscritos e que trace ao lado do Oficial um caminho para um melhor atendimento e para uma melhor satisfação dos usuários dos nossos serviços", completa. "Procuramos estimular a todos, mas o que queremos é que cada cartório se interesse cada vez mais em se aprimorar, em procurar crescer perante sua comunidade e seus usuários", finaliza Odélio.

"A Arpen-SP está dando um verdadeiro presente a todos os Oficiais do Estado. Espero que todos participem e não percam esta oportunidade, pois ter uma consultoria especializada avaliando o que seu cartório tem de bom e em quais pontos pode se aperfeiçoar, de forma objetiva, transparente e in loco é algo estimulante para quem quer oferecer um serviço cada vez melhor à seus clientes", explica o assessor especial da presidência, coordenador do III Prêmio de Qualidade e Oficial do 2° Subdistrito de Jundiaí, Saulo de Oliveira Salvador.

"Buscar o aprimoramento dos funcionários encarregados de atender ao público é sempre fundamental para a excelência dos serviços prestados pelos cartório", afirmou o ex-Corregedor Geral da Justiça e ex-vice-presidente do TJ-SP, Dr. Luís de Macedo, membro da Comissão do Prêmio de Qualidade

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 30 de junho e para se inscrever basta ao Oficial(a) do cartório entrar em contato com Lígia através do telefone (11) 3293-1531 ou então enviar um e-mail para ligia@arpensp.org.br, e adquirir um kit de avaliação, composto por folders, urnas, cartazes e suportes para os questionários. Os kits serão entregues até o dia 15 de julho e estarão disponíveis para a participação dos usuários do cartório nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, sendo designado o dia 31 de outubro para a devolução da urna, lacrada, na sede da Arpen-SP. No período em que as urnas estiveram disponíveis no cartório para avaliação da população, o consultor Gilberto Cavicchioli realizará as visitas aos cartórios.

A cerimônia final de premiação do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente será realizada na Festa de Final de Ano da Arpen-SP, que neste ano ocorrerá no dia 6 de dezembro, no hotel Casagrande, na cidade do Guarujá, durante o 10° Encontro Estadual dos Registradores Civis do Estado de São Paulo.

Os cartórios vencedores em cada uma das categorias receberão uma passagem, com hospedagem inclusa, para a cidade de Porto Seguro, na Bahia, além de uma placa dourada da Arpen-SP e divulgação nos veículos de comunicação de suas respectivas cidades. Os segundos colocados, em cada categoria, receberão duas inscrições gratuitas para cursos promovidos pela Arpen-SP, além de um troféu representativo, enquanto os terceiros colocados, em cada categoria, receberão uma inscrição gratuita para curso de aperfeiçoamento promovido pela Arpen-SP, além de prêmio concedido pela entidade. Todos os participantes receberão certificados por sua participação no III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente.

A Comissão do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente será composta pelo assessor especial do da Arpen-SP, Saulo de Oliveira Salvador, pelo Desembargador aposentado, ex-vice-presidente do TJ-SP e ex-Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Luís de Macedo, pelo Desembargador do TJ-SP, Dr. Francisco Occhiuto, pelo consultor e palestrante do curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente, Gilberto Cavicchioli, e pelo tabelião de protesto, Cláudio Marçal Freire.

Novas categorias e novo formato de avaliação

Neste ano, o III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente vêm com uma série de inovações aos cartórios participantes, a começar por uma nova divisão das categorias existentes. Ao invés das tradicionais três divisões, a Comissão do Prêmio optou por uma nova divisão, de forma a estimular a participação dos cartórios menores.

A primeira categoria (I) estará destinada aos cartórios de municípios com até 30 mil habitantes. A categoria (II), contará com cartórios de municípios de 30 a 150 mil habitantes. A terceira categoria, com serventias de 150 a 500 mil habitantes, e a quarta categoria (IV) com cartórios de municípios acima de 500 mil habitantes. A fonte adotada como oficial para a divisão populacional é o IBGE.

"O prêmio de qualidade oferecido pela Arpen-SP estimula os participantes a aprimorarem cada vez mais seus serviços. Além disso, o próprio titular da serventia se vê recompensado com o atendimento prestado pelos funcionários da serventia, pois o serviço será mais ágil e o público, que é, na verdade, quem recebe os serviços, agradecerá", aponta o Desembargador do TJ-SP, Francisco Occhiuto, também membro da Comissão do Prêmio.

O sistema de avaliação também foi alterado. Além da contabilidade das respostas depositadas pelos usuários nas urnas disponíveis no cartório inscrito no Prêmio, que serão encaminhadas para uma empresa responsável pela elaboração de sua estatística, como já havia sido realizada nas premiações anteriores, os cartórios inscritos receberão obrigatoriamente a visita do consultor Gilberto Cavicchioli, membro da Comissão do Prêmio, especialista em consultoria e palestrante do curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP.

"Tornamos os critérios de avaliação dos questionários mais objetivos, adotamos as visitas obrigatórias aos cartórios inscritos, a adoção de um relatório técnico, feito por um especialista e formamos uma nova divisão de categorias, além de reformular o questionário disponível ao público", explica o assessor especial da presidência, Saulo de Oliveira Salvador. "É muito bom participar de um projeto que a cada ano busca se aperfeiçoar, melhorar, é sinal de que as pessoas estão trabalhando e interessadas em fazer com que esta iniciativa seja continuamente aprimorada", diz o consultor de qualidade no atendimento e membro da Comissão do Prêmio, Gilberto Cavicchioli.

Gilberto Cavicchioli é professor da ESPM em cursos de Pós - Graduação, engenheiro, com especialização em Administração Industrial pela USP. Possuí experiência de dez anos de cargos executivos em empresas multinacionais de grande porte. Empresário, autor de Treinamentos de Vendas e Marketing de Relacionamentos é consultor de empresas nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing de Serviços, além de articulista do Jornal da Arpen-SP e da Revista de Serviços.

"A visita técnica aos cartórios inscritos no Prêmio de Qualidade tem dois objetivos claros. O primeiro é o de prestar uma consultoria ao Oficial que está participando de uma iniciativa como esta, sobre todos os aspectos que envolvem o atendimento ao cliente, desde as instalações até o contato com o usuário", explica Cavicchioli. "O segundo objetivo é o de produzir um relatório estritamente técnico que irá servir de base para a avaliação do cartório e que ao final do Prêmio será disponibilizado ao respectivo Oficial", completa.

Cavicchioli prestará uma consultoria ao cartório inscrito no Prêmio diretamente ao Oficial, apontando pontos positivos, negativos e de possíveis melhorias na serventia, e elaborará um relatório para a Comissão do Prêmio. Este relatório será anexado à ficha de inscrição daquele cartório e passará a ser de conhecimento apenas da secretaria executiva, para que seja anexado à ficha número/nome do cartório, de forma que, quando a Comissão do Prêmio for avaliar aquela candidatura não saberá a que cartório se refere aquele relatório. Tanto o relatório, como os questionários de avaliação serão entregues ao cartório ao final do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP.

"A utilização de critérios mais objetivos com vistas ao aperfeiçoamento do prêmio de qualidade foi uma necessidade em razão não só do grande número de candidatos, mas também pelas diferenças observadas nos municípios", explica o Dr. Luís de Macedo. "As mudanças introduzidas nesta edição do Prêmio pela Arpen-SP vieram para trazer mais estímulo entre as serventias. É a própria exigência dos tempos modernos. A mudança para melhor é sempre sadia", afirmou o Desembargador do TJ-SP, Francisco Occhiuto.

Como se inscrever

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 30 de junho e para se inscrever basta ao Oficial(a) do cartório entrar em contato com Lígia através do telefone (11) 3293-1531 ou então enviar um e-mail para ligia@arpensp.org.br, e adquirir um kit de avaliação, composto por folders, urnas, cartazes e suportes para os questionários. Os kits serão entregues até o dia 15 de julho e estarão disponíveis para a participação dos usuários do cartório nos meses de agosto, setembro e outubro, sendo designado o dia 31 de outubro para a devolução da urna, lacrada, na sede da Arpen-SP. No período em que as urnas estiveram disponíveis no cartório para avaliação da população, o consultor Gilberto Cavicchioli realizará as visitas aos cartórios.

No ato da inscrição será encaminhado ao cartório a fatura referente ao valor do kit de sua categoria, veja tabela abaixo, composto pelos itens: urnas, cartazes, folders e suportes para os questionários. Qualquer violação à urna de votação sujeitará o respectivo cartório à desclassificação. As urnas deverão ser entregues à secretaria executiva da Arpen-SP no dia 31 de outubro, mediante protocolo.

A partir do momento que o cartório se inscreve para participar do Prêmio ele recebe um número selecionado pela secretaria executiva da Arpen-SP. Nem os membros da Comissão do Prêmio, nem os demais cartórios e nem a empresa responsável pela contabilidade dos folders saberá a relação número/nome do cartório, que só será divulgada, unicamente ao Oficial do cartório, no ato de devolução dos questionários e do relatório consultoria da Arpen-SP.

Categorias

I - até 30 mil habitantes

Kit: 1 urna, 1 display, 1 cartaz, 500 questionários
Valor: R$ 100,00

* valor especial destinado aos cartórios menores

II - De 30 a 150 mil habitantes

Kit: 1 urna, 1 display, 1 cartaz, 1.000 questionários
Valor: R$ 180,00

III - de 150 a 500 mil habitantes

Kit: 2 urnas, 2 displays, 2 cartazes, 1.500 questionários
Valor: R$ 230,00

IV - acima de 500 mil habitantes

Kit: 2 urnas, 3 displays, 3 cartazes, 2.000 questionários
Valor: R$ 290,00

* O cartório inscrito poderá solicitar mais itens conforme sua demanda.


Cronograma Oficial do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente

1 - 28 de maio

Abertura das inscrições

2 - 30 de junho

Encerramento das inscrições

3 - Até 15 de julho

Entrega dos kits aos cartórios participantes

4 - Julho, Agosto, Setembro e Outubro (15)

Avaliação dos usuários e visita do consultor

5 - Novembro

Apuração dos resultados

6 - 6 de Dezembro

Divulgação do resultado final e entrega da premiação


Critérios de avaliação

1. Avaliação por meio de questionário preenchido pelo usuário e depositado nas urnas exposta no Cartório no período de votação

2. Avaliação por meio do consultor Dr. Gilberto Cavicchioli que visitará todos os Cartórios participantes do III prêmio de qualidade elaborando um relatório final.

Será encaminhado no final do concurso a todos os participantes a avaliação final do consultor Dr. Gilberto Cavicchioli, juntamente com os questionários depositados na urna.


Objetivos e vantagens

O Objetivo da Arpen-SP não é acirrar competições dentro da classe ou saber quem é o melhor. Nosso objetivo é sim dar oportunidade a todos os Oficiais de serem avaliados pelos seus usuários em suas críticas, elogios e reclamações e também tecnicamente pelo consultor com critérios mais inovadores, avaliando:

1- recursos materiais: instalação, localização, acesso, conforto, etc.

2- recursos humanos: funcionários, uniformes, crachás, cortesia, eficiência, conhecimento técnico, etc.

3- inovações, tecnologia e marketing: informatização, fichas, scanners, digitalização, arquivos, fichários, etc.

A Arpen-SP deseja assim proporcionar subsídios àqueles que pretendem alcançar a excelência em qualidade no atendimento ao cliente.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.704.494
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP