Sábado, 23 de Agosto de 2014 - Presidente: Ademar Custódio
E-mail Corporativo Back-up ead Clube de Compras Login com Certificado
  • Arpen-SP
  • Diretorias Regionais
  • Serviços e Projetos
  • Cursos e Eventos
  • Comunicação
  • Legislação
  • Acesso Rápido
  • Links Úteis
  • Eventos
  • Eventos

    Precisa Imprimir um Boleto para pagamento de sua Inscrição?

    Forneça o Nº da Inscrição:

Notícia da ARPEN-SP

Autenticidade dos selos cartorários já pode ser consultada pela Internet no Rio de Janeiro

A Corregedoria-Geral da Justiça do Rio está disponibilizando no site do Tribunal de Justiça a consulta da autenticidade dos selos cartorários. Pode ser consultada a situação dos selos de registros de nascimento, óbito e casamento, além de procurações e todas as certidões referentes a esses atos. "Estamos sempre buscando melhores meios de proteção aos nossos usuários, dentro dos mecanismos tecnológicos mais modernos. O objetivo de permitir essa consulta é trazer o cidadão para trabalhar como fiscal das atividades extra-judiciais", explica o juiz auxiliar da Corregedoria Luis Umpierre de Mello Serra.

O Rio de Janeiro é o primeiro Estado a disponibilizar o selo digital. A base de dados é alimentada diariamente pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN), que pode ser consultada por todas as serventias. Para divulgar o serviço, a Corregedoria confeccionou um folheto explicativo que mostra passo a passo como os selos podem ser consultados.

O selo de fiscalização foi lançado em 1998 pela Corregedoria-Geral da Justiça do Rio e cada um possui uma senha aleatória constituída de três letras. Digitando na página do TJRJ as letras e os números impressos no corpo do selo é possível consultar o endereço do cartório onde ele foi emitido e se é válido ou não. "Qualquer pessoa de posse do documento pode verificar sua autenticidade pela Internet, o que permite uma fiscalização mais abrangente, com segurança e comodidade", concluiu o juiz Mello Serra.

O caminho para verificar a validade dos selos na página do Tribunal de Justiça do Rio é: www.tj.rj.gov.br - Consultas - Selos de Fiscalização. A partir daí, é só seguir as orientações contidas na página.

Fonte: TJ-RJ

Fonte : Assessoria de Imprensa

Data Publicação : 04/05/2006


Voltar     Imprimir     Enviar por Email


ENTRE COM SEU COMENTÁRIO:

  Seu nome:
Código de Conduta
  Seu e-mail:
  Sua Profissão:
  Sua Cidade:
  Sua UF:
  Você é:          
  Seu comentário:
 

Digite o texto acima:
 

Nº de Visitas: 61150772

arpensp@arpensp.org.br

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo

Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000

Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539