Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Registro Civil de Brotas realiza casamento civil on-line no Interior Paulista

Publicado em: 28/05/2008
Sessão de fotos relacionada: Registro Civil de Brotas realiza casamento civil on-line

A globalização chegou definitivamente a um dos ícones mais tradicionais da família brasileira: o casamento civil. Repetindo inovação realizada no início do ano na cidade de Osasco, o cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Brotas, administrado pela Oficiala Valeska Vitoriano Barbosa, ousou, e realizou no último sábado (24.05) o segundo casamento transmitido em tempo real no Estado de São Paulo, unindo à noiva, presente à celebração, com o noivo, que estava no Canadá.

"Foi diferente, bem interessante", afirmou a Oficiala. "A noiva questionou sobre a possibilidade da conexão on line com o noivo, o que foi de pronto providenciado pela Serventia, para que este pudesse, mesmo à distância, compartilhar a emoção da cerimônia, e poder ouvir as palavras de nosso Juiz de Paz", explicou Valeska, que esclareceu que o noivo esteve representado na cerimônia por seu pai, José Valentim De Grande, nomeado procurador.

Róbson Eduardo de Grande, de 26 anos está no Canadá, fazendo Doutorado. Sua noiva, Priscila Marcondes Lourenço, de 23 anos, está em Brotas, interior de São Paulo, providenciando os últimos documentos para ir ao encontro de seu agora marido. "Ela queria já tirar os documentos, vistos e autorizações com o nome de casada, então já tinha planejado se casar por procuração, mas nunca esperei na vida que o casamento de minha filha tivesse a participação do noivo pelo computador", disse o pai da noiva, Antônio Paulo Lourenço. "Até brinquei com o Róbson, de que ele casou e não levou".

Com mais de 1.400 casamentos celebrados na Comarca e mais de 20 anos na função de juiz de paz em exercício, Antônio Mangili deparou-se com uma situação inusitada. "Foi uma situação nova, que eu nunca imaginava que iria passar, mas fiquei feliz que deu tudo certo. Conversei com o noivo e eles ficaram muito felizes pelas palavras que eu disse, ditos religiosos, e que guiam as pessoas em momentos importantes como esse", afirmou. "Fiquei sabendo que foi o primeiro casamento assim na cidade e foi uma experiência nova para mim".

A serventia de Brotas vem passando por uma série de transformações desde que a nova Oficiala assumiu a administração do cartório, após aprovação no 4º Concurso Público promovido pelo TJ-SP. "Mudamos o endereço para uma das principais ruas da cidade, Rua Mário Pinotti, com um espaço ideal para celebrar os casamentos. Em cada casamento, oferecemos à noiva um arranjo de flores, simbolizando um buquê. Desde o início de minha função como oficial, celebramos setenta e sete casamentos", diz Valeska.

Destes, sem dúvida o último foi o que mais marcou a todos os presentes no Registro Civil de Brotas e que já tem data para ser reafirmado. "Agora vamos aguardar até dezembro quando eles tem um compromisso perante Deus, que é o casamento religioso", disse o pai da noiva. "Eles já estão comprometidos para se casarem no religioso, reafirmando diante de Deus o compromisso que assumiram perante os homens", finalizou, com tom de sabedoria, o senhor Mangili.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Em 30/10/2010 18h01
preciso saber urgente se vcs podem me ajudar a saber o cpf do SR Jose Neto ele é esposo falecido da minha mae ja fui na receita federal mais nao resolveu que devo fazer???? obrigado
Autor: Talitha
Profissão: Tele
Cidade - Estado: Limeira - SP
Em 08/01/2010 20h53
sou formado em bacharel em teologia, e quero me tornar um juiz de paz, onde posso estudar. muito obrigado, aguardo resposta.
Autor: Lucio carlos
Profissão: Func. publico municipal
Cidade - Estado: Itajai - SC
Em 06/06/2008 14h34
Casamento é a união de duas pessoas! Deveria ser proibido casar-se por procuração. Já fizemos alguns aqui em nossa Serventia. acho que fica sem sentido, perde o encanto.
Autor: Janete
Profissão: Escrevente de cartorio
Cidade - Estado: Monte Mor - SP
Em 04/06/2008 14h38
Parabéns pela salutar iniciativa.
Autor: Lairton Fernandes dos Reis
Profissão: Advogado
Cidade - Estado: São Paulo/Capital - SP
Deixe seu comentário
 
 
59964

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 114.996.715
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Registro Civil de Brotas realiza casamento civil on-line no Interior Paulista

LEIA MAIS