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16 de Março de 2010

Cartório de Registro Civil de Marília promove encontro com colaboradores

Marília (SP) - Os colaboradores do Registro Civil de Marília participaram no último dia 13, no auditório do Alves Hotel, no período das 13 às 17 horas, de um Encontro sobre Atendimento e Reorganização Interna, promovido pela Serventia e ministrado pela psicóloga e consultora interna de RH, Renata de Almeida.

Durante o encontro os colaboradores tiveram acesso a conteúdos teóricos sobre atendimento, motivação e vivências de integração. Foi realizada atividade de dinâmica com o objetivo de diagnosticar eventuais deficiências da Serventia e também sugestões e recursos a fim de encontrar soluções viáveis e eficazes.

Segundo a profissional Renata de Almeida, o conceito de reorganização interna incorporado por um universo muito seleto de empresas, têm sido o caminho escolhido ainda por uma grande minoria, que busca a qualidade dos serviços prestados e a excelência do atendimento ao cliente.

"Essa reorganização é que diferencia as empresas", salientou a profissional. De acordo com ela o mercado de um modo geral ainda é muito resistente a abrir informações internas e até falhas existentes para um profissional e até mesmo para o grupo de colaboradores. Temeridade, que faz com muitos convivam com a falta de melhor re-organização por um grande período de tempo.

A partir da reorganização, a mudança é gradativa. Os colaboradores passam a assumir suas funções com um comprometimento ainda maior, com um entrosamento em equipe, trabalho esse que deveria ser contínuo. A Serventia ganha mais agilidade na prestação de serviço.

Segundo Renata de Almeida o trabalho desenvolvido nesta área, denota as necessidades da Serventia e as dificuldades encontradas de forma detalhada, direcionam o trabalho a ser desenvolvido. Muitas vezes este fato é um diferencial.

Visa sempre qualidade, lucratividade, gerenciamento dos conflitos e dificuldades pessoais dos colaboradores que muitas vezes dificultam o processo de trabalho. É preciso identificar e verificar que não há distanciamento entre os objetivos dos colaboradores e da Serventia.

Outro trabalho desenvolvido por Renata de Almeida é o processo de análise e seleção de currículos o que torna a Serventia mais profissional, processo que é realizado de outras formas quando não há profissional habilitado nesta função, dificultando assim outros processos com colaboradores, quando um profissional é contratado ou demitido ou até dificuldades na orientação, avaliação e treinamento dos profissionais.

A promoção de dinâmicas e treinamentos devem ser constantes e dinâmicos, pois possibilitam enxergar o que as pessoas estão precisando dentro da organização, e como vêem a Serventia.

A impessoalidade não cabe ao modelo das empresas nos dias de hoje que almejam humanizar relações, olhando as pessoas independentemente dos avanços tecnológicos. Ao olharmos o indivíduo acima da produtividade a "saúde" das organizações indiscutivelmente melhora, mesmo encontrando resistências de diversas formas: o empresário que pensa que não vale a pena investir. As resistências dos próprios colaboradores onde podem obter a fantasia de que alguém tomará seu espaço na organização, ou até outras fantasias peculiares a cada ser humano visto sua complexidade.

As empresas que valorizam formas de gestão humanizadas e contam com apoio de profissionais assumem uma postura holística, atual, integrada, sadia e buscam se adaptarem a um novo modelo de gestão participativa com postura comprometida em enxergar seus colaboradores, como seres humanos e quem administra como alguém que confia em alguém para "co-pilotar" consigo sua empresa, que muitas vezes é dedicação de grande parte de sua vida.

Luciana Pereira, escrevente da Serventia ressalta. "Cursos como este nos proporciona um crescimento profissional e humano, nos ajudando a exercer melhor nossas atividades."

Célia Maria de Camargo Parra, substituta do Oficial salientou que o "aprender não ocupa espaço e o incentivo move montanhas". O Oficial sempre nos incentiva a participar de cursos oportunidade para instruirmos. Ganhamos nós, os colaboradores e ganham também os usuários da Serventia.

Parra disse que muito embora a Arpen-SP venha aplicando Cursos de Atendimento ao Cliente em todo o Estado de São Paulo, através do excelente profissional Gilberto Cavichiolli, este curso ministrado pela profissional de RH e psicóloga Renata de Almeida, é mais direcionado a Serventia, onde ela através de seu trabalho pode observar "in loco" as qualidades e deficiências da Serventia. Assim, o curso realizado no último sábado, foi muito proveitoso e com certeza trará resultados imediatos.

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