Notícias

10 de Dezembro de 2012

Ribeirão Preto recebe último curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas de 2012

Treinamento ministrado na regional reuniu cerca de 75 pessoas em mais uma edição do projeto de capacitação dos registradores civis.

Ribeirão Preto (SP) - Neste sábado (08.12) cerca de 75 Oficiais da Regional de Ribeirão Preto, se encontraram no Arco Hotel Premium, em Ribeirão Preto, para participarem da última edição de 2012 do Curso de Autenticação de Documentos e Reconhecimento de Firmas, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

O treinamento, que debateu aspectos teóricos e práticos dos serviços realizados nos balcões das serventias paulistas, foi ministrado pelo especialista Antônio Cé Neto, e contou com a presença do presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, e do Diretor Regional de Marília, Antônio Francisco Parra.

O presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, realizou a abertura do curso agradecendo a todos pela presença no evento e reiterando a importância do constante aprimoramento e de se adquirir novos conhecimentos para melhor atender ao cidadão através dos ensinamentos do professor Antônio Cé.

"A tecnologia está avançando cada vez mais rápido e com essa evolução nós registradores precisamos estar sempre nos atualizando para realizar o nosso trabalho. Através desse treinamento passamos a ter condições de atender os usuários com mais segurança e confiança", explicou o Diretor Regional Antônio Francisco Parra.

Antônio Cé Neto abriu o curso falando sobre a autenticação de cópias reprográficas e os conceitos de reprografia e cópia autenticada. Em seguida, destacou os tipos de autenticação, as regras da autenticação de cópias, recomendando "ampla cautela quando o documento copiado contém rasuras, supressão de palavras ou linhas, ou quaisquer outros indícios de fraudes", destacou.

"O professor Antônio Cé apresenta os conceitos de forma muito didática e de fácil entendimento. Esse conhecimento vai ser muito útil na hora de atendermos as pessoas. Eu, por exemplo, por não trabalhar diretamente no balcão não conhecia muitos desses ensinamentos que ele nos passou", contou Rafael Ribeiro de Oliveira, estagiário do Registro Civil de Monte Aprazível.

Seguindo sua apresentação, Antônio Cé Neto abordou casos práticos, como a autenticação de cópia de fax, extratos bancários obtidos por impressão térmica, certificados de diplomas escolares, partes do original, documentos oriundos da internet e e-mails. Durante todo o curso foram debatidos casos práticos com ampla participação dos registradores que trouxeram para o grupo suas próprias experiências dentro das serventias.

"O treinamento foi muito interessante, pois detalhou vários aspectos sobre autenticação ao mesmo tempo em que tirava as dúvidas das pessoas participantes. Além disso o professor Antonio Cé domina e explica muito bem os assuntos", afirmou Bruna Giovani Cardoso, do 2º Registro Civil de Ribeirão Preto.

Após o coffee-break, o presidente Ademar Custódio realizou uma homenagem surpresa ao palestrante, com a entrega de uma placa comemorativa pelos mais de 20 anos de parceria que a o Antonio Cé mantêm com a Arpen-SP. "Eu fico muito emocionado com essa entrega vinda das mãos do doutor Ademar e me disponho a sempre estar presente quando a Associação precisar de meus serviços", agradeceu o professor que foi muito aplaudido pelos registradores presentes.

Dando continuidade Antônio Cé Neto falou sobre os tipos de reconhecimento de firmas, apresentou uma lista de documentos com valor econômico e sem valor econômico e destacou. "Não há necessidade de expressão monetária para um documento ser com valor econômico, mas sim a responsabilidade civil do cartório sobre o ato praticado". Falou ainda sobre os reconhecimentos por semelhança e por autenticidade e as novas possibilidades trazidas pelos documentos eletrônicos.

"É um treinamento muito prático e excelente para aperfeiçoarmos o básico do dia a dia no balcão. Proporciona para nós registradores uma segurança muito maior nos momentos em que é necessário negar um determinado pedido, por não estar de acordo com as normas legais exigidas", contou a Oficiala Renata Eiras da Costa Oliveira, do Registro Civil de Monte Aprazível.

"O curso foi ótimo, pois quando estudamos esses assuntos ligados ao direito e ao registro civil costuma ser de uma forma bem diferente do nosso trabalho do dia a dia. Agora eu estou tendo uma visão completamente nova do nosso serviço, mais voltada para os aspectos práticos e de como lidar com eles", disse Maria Cristina Leite Fantini, auxiliar do 1º Registro Civil de Ribeirão Preto.

Participaram desta edição do Curso de Autenticação de Documentos e Reconhecimento de Firmas, os cartórios de registro civil de Altinópolis, 1º de Araraquara, Barrinha, Barretos, Brodowski, Cajuru, Cândido Rodrigues, Cristais Paulista, Fernando Prestes, 1º Franca, Itararé, Ituverava, Luiz Antônio, Monte Aprazível, Pedregulho, 1º Ribeirão Preto, 2º Ribeirão Preto, 3º Ribeirão Preto, Santa Lúcia, São Sebastião da Grama, Trabiju e Viradouro.

Assine nossa newsletter