Notícias

25 de Setembro de 2006

Arpen-SP promove I Simpósio de Direito Registral e Notarial do Estado de São Paulo

Pensando no aperfeiçoamento cultural e no incremento da capacidade técnica dos Registradores Civis e Notários de todo o Estado a Arpen-SP promoveu no mês de setembro o I Simpósio de Direito Registral do Estado de São Paulo, evento voltado ao debate técnico-jurídico dos atos praticados pelos registradores e notários. 
 
O evento teve início na segunda-feira (25.09), com a palestra do juiz de direito titular da 27ª Vara Cível de São Paulo e doutor em direito pela USP, Vítor Kumpel, que falou a respeito do tema 'Casamento'. "Esse tipo de evento é de grande importância. Ele é relevante para a comunidade jurídica, e é possível perceber que cada vez mais o oficial de registro civil tem se tornado um jurista, que age como informador para todos aqueles que entram em contato com ele para saber tudo o que diz respeito a sua atividade. Eu acredito que este evento tem que se repetir muitas vezes", enfatizou Kumpel.


Falando sobre o tema Casamento, o juiz de direito titular da 27ª Vara Cível de São Paulo, encantou aos presentes com uma palestra dinâmica e entusiasmada


Na terça-feira (26.09) foi a vez do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Kioitsi Chicuta discorrer sobre o tema 'Retificação Administrativa e Judicial'. "Não é só a oportunidade de quem faz a palestra de mostrar interesse pelo assunto, mas como uma troca de idéias. Então eu estou participando com a intenção de debater as novidades que estamos verificando nos últimos anos", ressaltou.


O jurista Kioitsi Chicuta falou sobre retificação administrativa e judicial no segundo dia do simpósio promovido pela Arpen-SP


O tema 'Reconhecimento de Paternidade' foi objeto da palestra de quarta-feira (27.09), que estará a cargo da renomada jurista Regina Beatriz Tavares da Silva, mestre e doutora em direito civil pela USP. "As minhas expectativas são as melhores, tendo em vista que os temas foram muito bem escolhidos pela coordenadora do evento, e também os professores são excelentes".


A advogada especializada em direito civil, Regina Beatriz Tavares da Silva  falou a respeito de reconhecimento de paternidade no terceiro dia de palestras do I Simpósio de Direito Registral do Estado de São Paulo


Finalizando o I Simpósio de Direito Registral do Estado de São Paulo, na quinta-feira (28.09), José Renato Nalini, mestre e doutor em direito constitucional pela USP, juiz, secretário-geral da Academia Paulista de Letras e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, falou a respeito do tema 'Responsabilidade Civil'.


O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, falou a respeito de "Responsabilidade Civil" no último dia do Simpósio


Durante as quatro noites cerca de 200 pessoas lotaram o salão nobre da Casa de Portugal no bairro da Liberdade, na Capital. O 1º Simpósio de Direito Registral e Notarial do Estado de São Paulo contou com a presença de Oficiais e prepostos das mais diferentes localidades do Estado de São Paulo.

Para o coordenador técnico do evento, Odélio Antônio de Lima, esta é a oportunidade que muitos estavam esperando para poderem se aperfeiçoar tecnicamente e esclarecer dúvidas diárias da prática de seus serviços. "Planejamos este I Simpósio para ser justamente o espaço que o registrador civil estava buscando para se aperfeiçoar técnica e culturalmente no que se refere à sua prática diária", afirmou. "Temos o objetivo de estimular os Oficiais a se desenvolverem através do estudo, fazendo com que seu exemplo se reflita em seus prepostos e no aprimoramento do cartório", concluiu.


Mais de 200 pessoas compareceram ao primeiro Simpósio Registral promovido pela Arpen-SP


Investir na capacitação cultural e aprimoramento técnico dos registradores civis do Estado de São Paulo é uma das metas do presidente da entidade, Antônio Guedes Netto, que deu total apoio ao departamento de cursos da Arpen-SP. "Investimos tudo o que podíamos na estruturação física da Arpen-SP nestes primeiros seis meses e agora vamos nos dedicar ao aprimoramento técnico e cultural dos nossos colegas", reiterou.


Os moderados do evento, Saulo de Oliveira Salvador, Márcia Aparecida Sciorilli Scarpitti, João Baptista Martelletto e  Adolpho José Bastos da Cunha

Assine nossa newsletter