Notícias

04 de Junho de 2007

Paternidade Responsável - Cartório de Marília segue cronograma contínuo de atendimento ao projeto

Diferentemente de outras localidades, o cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Marília, administrado pelo Oficial Antônio Francisco Parra, vem realizando de maneira contínua e ampla o atendimento da primeira etapa do projeto "Paternidade Responsável", que irá abranger as 33 escolas estaduais do município, em um total de 1.289 mães que deverão ser notificadas.

Até este sábado (02.06), quando realizou a quarta mobilização desde a implantação do projeto, o cartório da cidade já percorreu 19 estabelecimentos de ensino, em diferentes bairros da cidade. "Seguindo a orientação da Corregedoria Geral, atendemos as mães em seus respectivos bairros e escolas onde seus filhos estudam e nos sábados no período da tarde, das 14 às 18 horas", explicou o Oficial.

Além da participação constantes de todos os 15 funcionários da serventia, o cartório vem realizando um grande esforço para percorrer todas as escolas escolhidas para a mobilização. "Deslocamos toda a estrutura necessária do cartório até o local de atendimento. Seguindo orientação do Juiz Corregedor Permanente, seguiremos com nosso trabalho, nos próximos meses, notificando as demais mães", explica Parra.

Outro detalhe observado pelo cartório de Marília é com relação ao fato do atendimento às mães ser feitos separadamente, em baias individuais, seguindo orientação dada pelo Oficial. "Muitos casos correm em segredo de Justiça, então é importante que as mães tenham privacidade no momento em que fazem a indicação do suposto pai de seus filhos", fala o Oficial.

Até o momento foram já atendidas 19 escolas, tendo já sido realizadas 786 notificações, com 116 declarações positivas para a indicação do suposto pai. No entanto, a maioria dos casos segue sendo de mães que não compareceram às escolas para realizar a indicação (345) e de mães que não quiseram informar o suposto pai de seus filhos (238).

Assine nossa newsletter