Notícias

07 de Março de 2004

Curso de Documentoscopia é sucesso de público e organização na Regional de Marília

Curso de Grafotécnica em Marília, coordenado pelo diretor regional e Oficial de Registro Civil Antônio Francisco Parra reuniu 101 pessoas no hotel SunValley e tornou-se modelo de organização para as demais regiões do Estado

A Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo) através da regional de Marília, coordenada pelo oficial Antônio Francisco Parra, realizou ontem (06.03.2004) o Curso de Documentoscopia, ministrado pela perita do Instituo de Criminalística de São Paulo, Maria Leonor Bittencourt. O objetivo do evento foi aperfeiçoar e oferecer subsídios que possam detectar falsificações e adulterações em sua atividade diária.

Segundo Maria Leonor, é imprescindível que os Oficiais analisem os documentos a partir do todo e passem a detalhá-los para evitar a ação dos falsários. "O problema existe. Cabe a nós buscarmos subsídios de segurança para que possamos trabalhar contra essa realidade. Quem não se atualizar vai ficar atrasado no tempo", comentou.

Na avaliação da perita a falsificação tem crescido a cada dia, por causa da ociosidade. "O desemprego leva as pessoas a terem tempo para pensar em meios de ganhar dinheiro de alguma forma. A falsificação é um caminho, disse.

Presente no curso o presidente da Arpen, Nélson Hidalgo Molero, afirmou que as pessoas estão fazendo barbaridades para adulterar documentos. Muitas vezes, quem arca com o prejuízo são os próprios cartórios. "Se a documentação falsificada é reconhecida pelo cartório como real, a responsabilidade é do cartório", afirmou.

De acordo com o Oficial responsável pela coordenação da Arpen regional, cursos com peritos de São Paulo serão realizados em todo o Estado. "Desta forma a Arpen leva informações aos pequenos cartórios que não têm condições de buscá-las na sede em São Paulo", comentou. Cento e uma pessoas participaram do curso realizado ontem (06.03.2004).

Leia matéria completa na próxima edição do Jornal da Arpen-SP

Fonte: Jornal da Manhã

Assine nossa newsletter