Notícias

17 de Maio de 2004

Evento no Vale do Ribeira estimula participação de Oficiais da região

Tradicionalmente tratada à margem do desenvolvimento do Estado de São Paulo, a região do Vale do Ribeira foi alvo neste mês de maio de mais um curso de Documentoscopia organizado pela Arpen-SP. Coordenador pela Oficial de Registro Civil do Distrito de Ana Dias e diretora regional da Associação, Maria do Socorro, o evento realizado no último dia 15 reuniu cerca de 60 pessoas no auditório de conferências do hotel Estoril na cidade de Registro.

Como já é costume nos eventos promovidos pelos diretores regionais da Arpen-SP, o evento do Vale do Ribeira teve organização impecável, com a confecção de crachás, entrega de diplomas a cada participante e material especialmente desenvolvido para um melhor aprendizado do estudo da Documentoscopia. Esteve presente no evento o diretor regional de Araraquara, Sinval de Oliveira Salvador, que vêm constantemente prestigiando as jornadas da Associação no Interior do Estado.

"A grande importância para a Arpen-SP na realização deste curso em Registro é mostrar que a Associação está disposta a fazer com que todos os Oficiais participem das mobilizações da nossa classe. Mesmo em uma região que geralmente é esquecida pelos governantes, a Arpen-SP está presente e continuará apoiando o trabalho de sua diretoria regional aqui no Vale do Ribeira", afirmou o presidente Nélson Hidalgo Molero, mais uma vez presente a um evento regional.

Segundo a diretora regional Maria do Socorro, o trabalho de mobilização dos Oficiais da região já vem sendo feito, através de visitas aos cartórios e contato com seus Oficiais. "Já estou trabalhando mais próximo aos Oficiais da regional para ver se consigo que eles participem mais dos eventos da Arpen-SP, sejam cursos ou reuniões. Hoje sei que muitos estão aqui em consideração às visitas que já fiz aos seus cartórios. Eles estavam acostumados a ser esquecidos e agora estão vendo que estamos lutando por eles".

O trabalho de organização do curso em Registro não foi tarefa fácil para a Oficial de Ana Dias. Auxiliada pela Oficial do cartório de Pariquera-Açú, Luciane Martins Mendes, a diretora regional teve que "intimar" muitos colegas a comparecerem ao evento. "É como eu falei, eles não estão acostumados a serem lembrados. Agora que a Arpen-SP está dando esta abertura não podíamos deixar de prestigiar o evento. Acho que o resultado final foi bastante satisfatório", concluiu.

Segundo o presidente da Arpen-SP, Nélson Hidalgo Molero, a região deverá ser alvo de novas iniciativas da Associação. "Só com persistência faremos com que esta região recupere o tempo perdido. A Arpen-SP está disposta a enfrentar de frente este desafio, apoiando e enaltecendo o trabalho da diretoria regional, por meio da Maria do Socorro, e fomentando novas iniciativas aqui, como o Registro Civil Itinerante, que em breve estará à disposição da população."

Com a peculiaridade que caracteriza a região, o evento no Vale do Ribeira registrou uma grande maioria de funcionários e Oficiais de cartórios de Registro Civil, ao contrário de outras regionais que contavam também com grande participação de Tabelionatos. A explicação para esta diferenciação está no fato de que como a região é formada predominantemente por cidades pequenas, tabelionatos e registro civil geralmente estão anexados.

Entre outras serventias, marcaram presença no evento de Registro os cartórios de Pariquera-Acú, Registro, Iguape, Itariri, Ana Dias, Iporanga, Miracatu, Jacupiranga, Sete Barras, Embu Guaçu, Cajati, Cananéia, Eldorado, Barra do Turvo e Itapuína.

Assine nossa newsletter