Notícias

13 de Junho de 2004

Arpen-SP promove sétimo curso de Documentoscopia em São José do Rio Preto

A Arpen-SP promoveu no último dia 12 de junho, em São José do Rio Preto, o sétimo curso de Documentoscopia da atual gestão da entidade. Coordenado pelo Oficial do 3º Subdistrito de São José do Rio Preto e diretor regional da Associação, Jacyloé Emanuel Gonçalves Freire e sua Oficial substituta Elisângela Freire, e ministrado pelas peritas do Instituto de Criminalística de São Paulo, Maria Leonor Bittencourt Costa e sua assistente, Salete M. Saldon, o evento reuniu 79 pessoas no hotel Economic Inn, localizado na divisa com a cidade de Mirassol.

Como já é costume nos eventos promovidos pelos diretores regionais da Arpen-SP, o evento de São José do Rio Preto teve organização impecável, com a confecção de crachás, entrega de diplomas a cada participante e material especialmente desenvolvido para um melhor aprendizado do estudo da Documentoscopia. Estiveram ainda presentes no evento o vice-presidente da Arpen-SP, José Emygdio de Carvalho Filho, Oficial de Registro Civil de Indaiatuba, e os diretores regionais de Araraquara, Sinval de Oliveira Salvador, e do Vale do Ribeira, Maria do Socorro, além de Luciane Martins Mendes, Oficial do cartório de Pariquera-Açú, na região do Vale do Ribeira, que constantemente vêem prestigiando as jornadas da Associação no Interior do Estado.

"O realização deste curso aqui em São José do Rio Preto foi de muita valia para a nossa região. O curso foi bem interessante e saímos com a sensação de que agora podemos analisar os documentos de maneira mais científica, oferecendo maior segurança social para a população e dificultando a margem de erro", avaliou o diretor regional de São José do Rio Preto. "O aprendizado científico é muito melhor que o aprendizado empírico, apreendido por tentativa e erro", completou Jacyloé.

Para o diretor regional de Araraquara, Sinval de Oliveira Salvador, que vem acompanhando todos os eventos promovidos pela Associação no interior de São Paulo, o curso interessa a todos os funcionários que trabalham em cartório. "Acho que esses cursos são de suma importância, não só para Registradores e Notários, mas principalmente para a reciclagem de prepostos, que adquirem maior conhecimento para decidir sozinho questões que normalmente são levadas aos Oficiais", afirmou.

Com relação a participação dos cartorários integrantes da Regional de São José do Rio Preto, Jacyloé Emanuel Gonçalves Freire reconheceu que "esperava uma maior procura", mas ressaltou "que a resposta foi positiva e quem esteve presente saiu muito mais bem informado a respeito das técnicas que envolvem a Documentoscopia e com uma maior facilidade em identificar documentos que tenham sido fraudados".

O trabalho de organização do curso em São José do Rio Preto não foi tarefa fácil para o Oficial e sua substituta. "Primeiro mandamos e-mails individuais para cada serventia e depois ainda tentamos contato telefônico com algumas", explicou Jacyloé, "mas no final depende mesmo de cada Oficial a escolha por participar do evento em sua regional", concluiu, ressaltando que o evento foi realizado em um final de semana que envolvia um feriado.

Assine nossa newsletter