Notícias

05 de Julho de 2004

Arpen-SP promove prova de seleção de estagiários

Evento realizado em escola estadual na zona leste da Capital reuniu 132 candidatos que buscam as doze vagas de estágio disponibilizadas pela Associação

A Arpen-SP, em parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC) realizou no último domingo (04.07), na escola Estadual Martin Luther King, na Vila Carrão - Capital, a prova que selecionará doze estagiários de Direito para trabalharem nos seis Centros de Integração da Cidadania (CIC) da Grande São Paulo - CIC Leste - Encosta Norte - Itaim Paulista; CIC Oeste - Jaraguá; CIC Sul - Jardim São Luís; CIC Norte - Jova Rural - Jaçanã; CIC Francisco Morato e CIC Ferraz de Vasconcelos, implementados pelo Governo do Estado. A prova reuniu 132 candidatos, cerca de 50% do número das pessoas que se inscreveram gratuitamente para o concurso.

Participaram do evento os Oficiais, Reinaldo Velloso dos Santos - ORCPN do 2º Subdistrito da Capital - Liberdade -, Flávia Benito Teixeira - ORCPN do 17º Sudistrito da Capital - Bela Vista -, Rodrigo Valverde Dinamarco - ORCPN do 10º Subdistrito da Capital - Belenzinho, Jorge Ferreira Martins - ORCPN do 27º Subdistrito da Capital - Tatuapé, Lázaro da Silva - ORCPN do 2º Subdistrito de São Bernardo do Campo - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo, Priscila de Castro T. P. Lopes Agapito - ORCPNTN do Distrito do Jaraguá - Capital e Claudinei José Pires - ORCPN do Distrito do Capão Redondo - Capital, a quem a Arpen-SP envia seus mais sinceros agradecimentos.

Os estagiários de Direito serão contratados pela Arpen-SP e disporão de espaço físico adequado, com telefone e acesso à internet. O estágio de seis meses será de meio período, com dois estagiários em cada um dos seis CIC. Os estagiários, que receberão bolsa de R$ 400,00, terão treinamento e acompanhamento de suas atividades pela Associação. Sua função principal será a orientação nas áreas notarial e registral, especialmente sobre registro de filhos, reconhecimento de paternidade, adoção, casamento, solicitação de certidões e regularização de imóveis.

Segundo Reinaldo Velloso dos Santos, ORCPN do 2º Subdistrito da Capital - Liberdade e um dos coordenadores do projeto, o convênio "espera levar orientação sobre a importância dos serviços notariais e de registro à população de regiões menos desenvolvidas, com a conscientização sobre a relevante função social de notários e registradores."

A Arpen/SP atendeu solicitação da SJDC para implementação dos postos da Arpen-SP nos CIC. Com isso, além de demonstrar interesse em apoiar projetos de cunho social do Governo, a Associação oferecerá aos estudantes de Direito a oportunidade de conhecer a importância da notarial e registral, preparando estes estudantes para uma futura atuação na área, seja como escreventes, seja como futuros Oficiais e Tabeliães.

Ainda segundo Reinaldo, a "Arpen-SP tem se pautado pelo apoio irrestrito a iniciativas de cunho social, especialmente quando relacionadas à atividade registrária", para depois completar "e, como a maior necessidade das camadas menos favorecidas da população é a de orientação sobre atos do Registro Civil das Pessoas Naturais, a Arpen-SP assumiu imediatamente a responsabilidade pela implementação do estágio de Direito."

Assine nossa newsletter