Notícias

18 de Março de 2002

Governo quer todos os cartórios informatizados em 2002 (continuação)

O ministério, informou o ministro, vem incentivando a modernização dos cartórios buscando apoio de entidades representativas. Em 1999, por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou uma linha de crédito para financiar equipamentos de informática para o segmento. Além disso, lembrou Cechin, o ministério propôs ao Comitê do Governo Eletrônico que os cartórios de registro civil sejam incluídos no programa de popularização do acesso à Internet.

Cechin disse também que de 7.638 cartórios em todo o País, 1.363 são informatizados. Eles fazem o registro de dois terços dos óbitos no Brasil. A Previdência já está fazendo uma economia de R$ 51 milhões em benefícios, somente com a informatização desses cartórios. A comunicação por meio de formulários pode demorar até dois meses para ser processada. Neste período, segundo o secretário, a Previdência continua pagando benefício para quem já está morto.

Com esses dados, a Previdência quer excluir os segurados falecidos, evitando as fraudes ao INSS, além de manter atualizado o Sistema de Informações de Óbitos (Sisobi), implantado em 1993. Segundo o Sisobi, houve 3,5 milhões de óbitos no País desde 1994. Todos os anos o Brasil registra uma média de 830 mil mortes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assine nossa newsletter