Notícias

29 de Fevereiro de 2004

Clipping - Jovens casais dispensam casamento

Um estudo sobre jovens que vivem juntos antes do casamento nos Estados Unidos sugere uma revisão às atuais interpretações do viver sob o mesmo teto por rapazes e moças.

James McNally, da Universidade de Michigan, e Sharon Sassler, da Universidade Estadual de Ohio, publicam na revista "Social Science Research" de fevereiro conclusões diferentes de estudos anteriormente elaborados.

A pesquisa mais recente sugere que os jovens casais que convivem antes do casamento podem ter menos propensão ao matrimônio do que se imaginava.
Viu-se que cerca de 40% de rapazes e moças que viviam juntos casavam-se ao fim de quatro a sete anos de relacionamento. Mas foi igualmente notado nos casais desfrutando de boa situação econômica que eles são menos propensos ao casamento, embora não queiram terminar a relação.

Um pouco mais de um terço dos casais entrevistados (32%) concordou sobre planos definidos para o matrimônio. Mas 42% discordaram sobre o futuro do próprio relacionamento.

Outra surpresa, segundo McNally e Sassler, foi que rapazes e moças vivendo juntos e com muitos interesses em comum -religião, educação e quase a mesma idade- não apresentavam maiores probabilidades de se casar do que homens e mulheres com significativas diferenças.

Autor: JULIO ABRAMCZYK
Veículo: Folha de São Paulo

Assine nossa newsletter